A partir de 1º de julho, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) irá substituir a dose de reforço da vacina meningocócica C pela vacina meningocócica ACWY no esquema vacinal de crianças de 12 meses de idade. A medida, anunciada nesta quarta-feira (25), tem como objetivo ampliar a proteção contra formas graves da meningite.
A mudança segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que integram a estratégia nacional de enfrentamento às meningites até o ano de 2030. A vacina ACWY protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, enquanto a versão anterior protegia apenas contra o tipo C.
Entenda o que muda no esquema vacinal:
-
Antes: duas doses da vacina meningocócica C (aos 3 e 5 meses) + reforço com a mesma vacina aos 12 meses.
-
Agora: duas doses da vacina meningocócica C (aos 3 e 5 meses) + reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica ACWY.
A SES-PB destaca que crianças que já completaram o esquema vacinal com a meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas imunizadas, e não será necessário um novo reforço com a ACWY.
Já aquelas que não receberam a dose de reforço aos 12 meses poderão ser vacinadas com a ACWY até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Orientações às equipes de saúde
Equipes municipais e regionais de imunização já estão sendo orientadas para a implementação da nova diretriz. A expectativa é que a medida contribua para a redução de casos e internações por meningite meningocócica, ampliando a cobertura vacinal e fortalecendo a resposta do sistema de saúde.
Por Redação
0 commentarios:
Postar um comentário