Tecnologia do Blogger.
4.6.25

"Adoração no Monte" é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Guarabira



Foi aprovada pela Câmara Municipal de Guarabira a Lei nº 2.280/2025, que declara o evento Adoração no Monte como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A proposta, de autoria da vereadora Jussara Maria Cunha dos Santos de Macena (União Brasil), ressalta o valor espiritual, cultural e turístico da celebração religiosa realizada no Santuário do Memorial Frei Damião.

O evento ocorre mensalmente, sempre em um sábado à noite, reunindo grande número de fiéis de Guarabira e de municípios vizinhos. A celebração acontece ao ar livre, no pátio externo do Memorial, em frente à capela, marcada por momentos de oração, louvor e espiritualidade.

De acordo com a justificativa da matéria legislativa, a iniciativa nasceu de uma inspiração durante uma oração conduzida pelo Padre Charles, da comunidade Canção Nova de Gravatá (PE), que apontou o local como "um lugar santo, um lugar de avivamento". Desde então, o encontro tem sido realizado com regularidade e vem ganhando força e adesão a cada edição.

Além de promover a vivência da fé, o evento também se destaca como importante atrativo para o turismo religioso, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da cidade e movimentando a economia local.

A legislação aprovada prevê ainda a possibilidade de destinação de recursos públicos, sempre que viável, para apoiar a realização das atividades ligadas ao evento, em reconhecimento ao seu impacto cultural e religioso.

Com a promulgação da Lei nº 2.280/2025, Guarabira reafirma seu compromisso com a valorização de suas manifestações populares e religiosas, integrando fé e tradição à construção de sua identidade coletiva.


Por Assessoria
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: "Adoração no Monte" é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Guarabira Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco