Técnico estreia no MorumBIS e em clássicos com boa atuação da equipe no empate em 0 a 0 pelo Brasileirão
Com apenas uma semana de clube, Luis Zubeldía tinha pela frente ninguém menos do que o técnico mais longevo da Série A do Campeonato Brasileiro para fazer a sua estreia em clássicos pelo São Paulo. Pois o argentino ousou, mudou o esquema e colheu os frutos de sua coragem. O Tricolor travou um jogo de igual para igual com o Palmeiras nesta segunda-feira (29) e saiu do MorumBIS com um empate em 0 a 0 que ajuda a consolidar seu início de trabalho e a encher de esperança os torcedores que aplaudiram a equipe ao final do Choque-Rei válido pelo Brasileirão.
Zubeldía muda esquema e iguala forças com o Palmeiras
Luis Zubeldía se encheu de coragem para deixar uma boa primeira impressão em sua estreia em clássicos e diante do torcedor no MorumBIS. Mesmo com apenas dois treinos de preparação e menos de uma semana de trabalhos, o treinador mudou o esquema tático e armou o São Paulo com três zagueiros. A equipe desenhada no 3-4-2-1 tinha os laterais Igor Vinicius e Welington como alas para dar amplitude e a dupla André Silva e Luciano mais centralizada logo atrás de Calleri na referência do ataque. Bobadilla foi a grande surpresa na escalação e entrou no lugar de Pablo Maia, lesionado.
O treinador que chegou sob a promessa de dar prioridade à organização defensiva adotou a estratégia de resguardar mais a sua equipe para enfrentar o Palmeiras de Abel Ferreira. E funcionou — ao menos no primeiro tempo. O São Paulo até não foi lá muito agressivo, mas controlou boa parte da etapa inicial, com um sistema de marcação em bloco médio, que esperava o adversário passar do meio-campo para aplicar a pressão ao portador da bola.
Neste duelo com seis zagueiros em campo (três de cada lado), as defesas prevaleceram. Não houve muito espaço para criar. As únicas escapadas vinham sempre pelos lados do campo, especialmente com a presença de Igor Vinicius no ataque. O lateral, inclusive, teve chance de marcar em um contra-ataque, mas se atrapalhou na hora de finalizar. A melhor chance veio após escanteio: Bobadilla finalizou cruzado, e a bola passou por Alan Franco, que não conseguiu desviar para o gol. Do outro lado, o Palmeiras obrigou Rafael a fazer apenas uma defesa, com Raphael Veiga, já passados dos 30 minutos.
Jogo foge do controle, mas São Paulo consegue se encontrar
Após muito controlar o jogo no primeiro tempo, o São Paulo viveu minutos de instabilidade e nervosismo na volta do intervalo. O Palmeiras impôs um estilo de jogo mais agressivo e causou problemas à defesa são-paulina tanto na pressão à saída de bola, quanto nas investidas em velocidade às costas dos zagueiros pelos lados do campo. Logo no primeiro minuto, Flacco invadiu a área pela esquerda e cruzou para Endrick, que não conseguiu finalizar. Aos 10, Alisson teve de salvar em cima da linha, depois que o camisa 9 palmeirense roubou a bola de Arboleda e rolou para Lázaro finalizar já com Rafael vendido.
Foi aí que Zubeldía mexeu na equipe e conseguiu igualar o jogo — e até mesmo ser superior ao Palmeiras nos minutos finais. O técnico promoveu as entradas de Michel Araújo (após lesão de Welington) e Ferreira (na vaga de André Silva) para explorar os espaços deixados pelo Palmeiras no lado direito de sua defesa. Foi por ali que o São Paulo criou a sua melhor chance no jogo. Aos 21, o uruguaio deu lançamento perfeito para o atacante arrancar em velocidade com muito campo para correr. Ele acionou Luciano às costas da zaga, e o camisa 10 cruzou para Calleri finalizar na trave. O Tricolor seguiu melhor até o final da partida e até poderia ter saído com a vitória, tivesse aproveitado as chances que criou.
> Os próximos jogos do São Paulo
- Águia x São Paulo — Copa do Brasil — quinta-feira, 2 de maio, às 19h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (streaming)
- Vitória x São Paulo — Brasileirão — domingo, 5 de maio, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura)
- Cobresal-CHI x São Paulo — Libertadores — quarta-feira, 8 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (streaming)
Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário