Tecnologia do Blogger.
24.5.23

Após casal denunciar golpe em compra de reservas para hotel em João Pessoa, Procon-PB orienta sobre cuidados

 Rodrigo Salviano, de Minas Gerais, comprou um pacote com hospedagem e passagem aérea e deixou tudo pago desde 2021, mas ao chegar à Paraíba foi informado que não havia reserva.

Após um casal de turistas mineiros denunciar ter sido vítima de um golpe após comprar um pacote de viagem para João Pessoa, pelo Hotel Urbano, o Procon-PB respondeu ao ClickPB sobre quais cuidados tomar ao contratar serviços de turismo. De acordo com o vídeo enviado com exclusividade ao ClickPB por Rodrigo Salviano, de Camanducaia, sul de Minas Gerais, ele comprou um pacote com hospedagem e passagem aérea e deixou tudo pago desde 2021, mas ao chegar no hotel Ambassador, no bairro de Tambaú, nessa segunda-feira (22), foi informado que não havia reserva.

A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, informou ao ClickPB que o consumidor deve "primeiramente, verificar se o site tem conexão segura e se corresponde ao site oficial da empresa. Caso seja o site da empresa, basta que o consumidor tire 'prints' das telas em que assegura a reserva e o valor pago."

Késsia orienta que, se houver "negativa por parte da rede hoteleira, o consumidor deverá ingressar com uma ação administrativa contra a empresa que comercializou as diárias. Por fim, para identificar eventual solidariedade, é preciso saber se o caso é golpe ou erro sistêmico. No caso deste, é solidária a responsabilidade. A jurisprudência é assente no que concerne a responsabilidade das intermediadoras."

A superintendente do Procon-PB ainda mostra dez dicas de como saber se um site é confiável:

1. Verifique se o site possui um certificado SSL ou HTTPS, que é um protocolo de segurança que ajuda a garantir que as informações trocadas entre o usuário e o site sejam criptografadas e protegidas.

2. Pesquise informações sobre a empresa ou organização que está por trás do site, como sua história, reputação e avaliações de clientes.

3. Verifique se o site possui informações de contato claras e precisas, como um endereço físico, número de telefone e endereço de e-mail.

4. Verifique se o site possui um aviso de privacidade, que informa como as informações do usuário são coletadas, usadas e compartilhadas.

5. Verifique se o site possui um aviso de segurança, que informa como as informações do usuário são protegidas.

6. Verifique se o site possui um sistema de suporte ao cliente eficiente, com opções para contato em caso de dúvidas ou problemas.

7. Verifique se o site possui avaliações ou comentários de clientes, que podem ajudar a verificar a qualidade do serviço oferecido.

8. Verifique se o site possui informações claras sobre as políticas de devolução, troca e reembolso.

9. Verifique se o site possui informações sobre a segurança do pagamento, como a utilização de sistemas seguros e proteção de dados sensíveis.

10. Verifique se o site está em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Após casal denunciar golpe em compra de reservas para hotel em João Pessoa, Procon-PB orienta sobre cuidados Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco