Tecnologia do Blogger.
17.3.23

TRE-PB realiza seminário “Mulheres: Vozes pela Democracia”, sobre participação da mulher na política

 Na oportunidade, foi discutida a necessidade de uma maior participação feminina nas decisões políticas, seja em instituições político-partidárias, seja em órgão de representação de classe.

Na manhã desta sexta-feira (17) ocorreu o Seminário “Mulheres: Vozes pela Democracia”, promovido pela EJE-PB (Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba) e pelo TRE-PB, com colaboração da Comissão de Participação Feminina (COPFEM).

O evento contou com total apoio da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, que observando a política de combate à violência de gênero encampada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e propagando o Direito Eleitoral, buscou trazer à discussão o combate à violência de gênero, como forma de se incentivar uma sociedade mais justa e igualitária.

Na oportunidade, foi discutida a necessidade de uma maior participação feminina nas decisões políticas, seja em instituições político-partidárias, seja em órgão de representação de classe.

Após o evento, a advogada e juíza do TRE/PB Maria Cristina Santiago (Kiu), uma das oradoras do evento, concedeu entrevista exclusiva ao portal, na qual destacou: “É muito triste ver tantas mulheres sendo postas em posição de coadjuvante na política. Precisamos deixar claro que somos sujeitas de nossas próprias histórias e temos a liberdade e a capacidade de desempenharmos funções de protagonismo como qualquer homem, se não melhor. Basta acreditar em nosso próprio potencial enquanto mulheres”, disse.

“Só vamos exercer a cidadania verdadeiramente igualitária quando a mulher lutar por um espaço que é seu por direito: de ser ouvida e participar ativamente das decisões que lhes dizem respeito. Isso sim é democracia” completou.

Além da Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, Presidente do TER-PB, que presidiu o evento, e de Maria Cristina Santiago (Kiu), Ouvidora da Mulher no TRE-PB e primeira mulher a disputar a Presidência da OAB-PB na história, o seminário contou com três painéis que, na ocasião, foram discutidos pelas convidadas: Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri;  Ouvidora da Mulher no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Kamile Moreira Castro; Procuradora Regional Eleitoral na Paraíba, Acácia Peixoto Suassuna; Defensora Pública Geral do Estado da Paraíba, Madalena Abrantes; Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura e a advogada Thiciane Carneiro representando a Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraíba.

O evento que aconteceu na sala de sessões do TRE-PB, com transmissão pelo canal do TRE-PB no YouTube, emitirá certficados para as(os) participantes através da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB). 

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: TRE-PB realiza seminário “Mulheres: Vozes pela Democracia”, sobre participação da mulher na política Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco