Tecnologia do Blogger.
14.3.23

Gaeco estará em conferência no México sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo

 Convite de órgão do Ministério da Justiça foi endereçado à coordenação do Gaeco em reconhecimento à atuação do órgão

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) está entre os convidados da conferência regional “El uso de la lucha contra el lavado de actions y la financiación del terrorismo en la investigación de la criminalidade del arte y las antiguidades”. O evento será realizado na Cidade do México, pelo Fundo Global ALD/CFT da União Europeia e a Unidade de Inteligência Financeira do México, no próximo dia 11 de maio. O convite foi feito à coordenação do Gaeco, pelo Governo do Brasil, por meio da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, ao qual pertence a Rede de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro, endereçou ofício diretamente ao coordenador do Gaeco, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, oferecendo-lhe uma das vagas para participação na conferência. Segundo o documento, considerou-se a experiência do promotor de Justiça à frente do Laboratório contra Lavagem de Dinheiro no MPPB, apoiando investigações e análises envolvendo esse tipo de crime com o uso de obras de arte e antiguidades. 

O promotor de Justiça, Octávio Paulo Neto, disse que o convite é um reconhecimento ao esforço empreendido pelo Gaeco, consequentemente ao MPPB, no combate às organizações criminosas. “O órgão, por meio de seus sistemas tem dado suporte a inúmeras instituições, assim como tem construído outras ferramentas para aumentar a assertividade no enfrentamento destes fenômenos. O convite nos causa orgulho, é sinal de que estamos fazendo algo útil e consistente. E essa conferência irá permitir uma visão mais ampla para construirmos novas soluções que auxiliem o Brasil, até porque percebemos que estamos passando por uma quadra bem singular”, disse.

O Gaeco
O Gaeco é um órgão de execução criado dentro da estrutura do Núcleo de Gestão do Conhecimento  do MPPB, ligado diretamente à Procuradoria-Geral de Justiça, com sede na Capital e atribuições em todo o Estado da Paraíba. O NGC também abarca o Laboratório de Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e é responsável pelo desenvolvimento de várias ferramentas de investigação, entre elas o Sistema Pandora, que ve

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Gaeco estará em conferência no México sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco