Tecnologia do Blogger.
24.2.23

Massa escura estranha no céu da Austrália intriga internautas

 Alguns chegaram a compará-la com um dementador, criatura assustadora do universo de Harry Potter que suga a felicidade de quem se aproxima; saiba o que é

Repercutiram nas redes sociais nesta semana imagens que mostram algo estranho e escuro a cima de uma praia em Sydney, na Austrália. Seu formato e tonalidade incomuns intrigaram internautas e geraram uma série de dúvidas sobre sua origem. Alguns chegaram a compará-lo com um dementador, criatura assustadora do universo de Harry Potter que suga a felicidade de quem se aproxima.

De acordo com o Yahoo News Astralia, o especialista Martin Singh, da Escola de Terra, Atmosfera e Meio Ambiente da Universidade Monash, identificou o fenômeno como uma nuvem escudo, chamada também de pannus, caracterizada por uma "aparência rala e fraturada". Embora este tipo seja comum, aquela que aparece no vídeo é "bastante extrema", afirmou Singh. Além disso, para ele, a posição do sol pode ter contribuído para fazer a nuvem filmada parecer tão escura.

— E em parte porque a nuvem está bem próxima do observador, então você pode ver os detalhes da borda da nuvem melhor do que o normal — acrescentou.

Singh explicou ao portal que a nuvem escudo costuma se formar quando a chuva evapora abaixo de uma tempestade principal, umedecendo o ar e eventualmente levando à formação de nuvens secundárias.

— Sob essas condições, elas não fazem parte de uma corrente ascendente organizada e, portanto, podem assumir uma aparência esfarrapada — afirmou.

Por isso, ainda que o vídeo tenha sido publicado no último domingo (19), o mais provável é que a nuvem rara tenha aparecido um dia antes, quando a cidade registrou fortes chuvas.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Massa escura estranha no céu da Austrália intriga internautas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco