Tecnologia do Blogger.
27.1.23

Sete pessoas são mortas a tiros em sinagoga de Jerusalém

 Ataque terrorista deixou outras 10 pessoas feridas; agressor foi morto pelas forças de segurança após tentar escapar.

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas em um ataque terrorista em uma sinagoga no bairro de Neve Yaakov, em Jerusalém, na noite desta sexta-feira (27).

O incidente aconteceu por volta das 20h15, horário local (15h15, no horário de Brasília). 

O terrorista, morador de Shuafat, abriu fogo contra as pessoas que saíam do templo após uma celebração religiosa e foi morto pelas forças de segurança depois de tentar escapar em um carro.

Segundo o serviço de ambulância de Israel, algumas das vítimas estão gravemente feridas.

Pessoas que estavam na sinagoga disseram que a polícia demorou 20 minutos para chegar ao local, pois eles não acreditaram nas ligações e pensaram que o barulho que escutaram vinha de tiros para o ar que teriam saído de bairros próximos de Jerusalém.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu teria recebido atualizações do local e deve realizar uma avaliação da situação ainda esta noite. O comissário de polícia Kobi Shabtai chegou ao local do incidente logo após o tiroteio. O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, também compareceu.

Uma mulher de 40 anos foi confirmada como morta. Alguns dos corpos dos mortos ainda não foram removidos da cena do crime.

Os paramédicos do MDA (serviço nacional de emergência médica e desastres de Israel) estão fornecendo tratamento no local do ataque. A United Hatzalah (organização voluntária) disse que está fornecendo tratamento para dezenas de pessoas em estado de choque no local.

"Vimos uma mulher e quatro homens caídos na estrada. Eles sofreram ferimentos à bala e não tinham sinais de vida e tivemos que confirmar as mortes imediatamente", disse o paramédico Fadi Dekidek do MDA. "Mais três feridos, incluindo uma mulher de 70 anos em estado crítico, foram levados para o Hospital Hadassah, em Mount Scopus".

O paramédico ainda afirmou que ele e os colegas são treinados para isso.

"Infelizmente, não podemos esquecer um ataque terrorista e vivenciamos cada um de novo. Não há nada a fazer; este é o momento de agir profissionalmente porque essa é a diferença entre a vida ou a morte", continuou Dekidek.

Outros feridos incluem um homem de 20 anos em estado grave e um adolescente de 14 anos em estado moderado. Um homem de 30 anos em estado crítico e uma mulher de 60 anos em estado moderado foram levados para o Hospital Shaare Zedek, disse um porta-voz do MDA.

O líder da oposição, Yair Lapid, declarou: "Meu coração se parte nestes tempos difíceis. Envio minhas condolências às famílias que perderam seus entes queridos e uma rápida recuperação aos feridos. Não se deve permitir que o terrorismo apareça em qualquer lugar. Essas ameaças devem ser tratou com severidade". 

Comemorações, incluindo fogos de artifício e tiros para o ar, foram testemunhadas em Jenin e outras cidades árabes em Israel em reação ao incidente. Alguns palestinos estão chamando o incidente de vingança pelo que ocorreu em Jenin, no dia anterior, quando tropas israelenses mataram nove pessoas em confronto. 

A polícia está vasculhando a área em busca de mais terroristas.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sete pessoas são mortas a tiros em sinagoga de Jerusalém Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco