Tecnologia do Blogger.
26.1.23

Polícia Civil abre inquérito contra esposa de jogador do Botafogo-PB para investigar possível crime de racismo xenofóbico

 Conforme apurou o ClickPB, a investigação está sendo realizada pela Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa – DECHRADI, sob responsabilidade do delegado Marcelo Falcone.

A Polícia Civil da Paraíba instaurou um inquérito para apurar possível crime de racismo praticado por Drica Borba, noiva do jogador Léo Campos, do Botafogo da Paraíba, em conteúdos publicados em uma rede social. Conforme apurou o ClickPB, a investigação está sendo realizada pela Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa – DECHRADI, sob responsabilidade do delegado Marcelo Falcone.

Ao portal ClickPB, o delegado Marcelo informou que casos de racismo xenofóbicos são tipificados no artigo 20º da Lei 77/16/1989. Quando comprovados, podem levar a pena de 1 a 3 anos de reclusão + pagamento de multa, no entanto podem ocorrer agravamentos. "O básico é de 1 a 3 anos. Mas aí tem os agravamentos que a depender do que o juiz e promotor entendam", detalhou. 

No caso específico de Drica, segundo apurou a reportagem,  um possível agravamento é publicação em rede social e com objetivo de descontração/diversão. 

No conteúdo gravado por Drica, divulgado no instagram, ela afirmava que se irritou com o sotaque e o "arrastado do chinelo" de algumas pessoas dentro de um supermercado. O vídeo  viralizou e a companheira do jogador deletou a conta dela no Instagram. 

Já o atleta, depois das cobranças, fechou o acesso a sua conta na mesma rede social. O Belo emitiu nota em que repudiou atos de discriminação e justificou que os envolvidos já pediram desculpas. O casal foi às redes sociais, em outro vídeo, se desculpar pelas falas de Drica.

Ainda ontem (25), o Ministério Público anunciou que o Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial do órgão vai instaurar procedimento para também apurar a eventual prática de racismo nos comentários sobre o sotaque e costumes nordestinos veiculados nas redes sociais de Drica. 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Polícia Civil abre inquérito contra esposa de jogador do Botafogo-PB para investigar possível crime de racismo xenofóbico Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco