Tecnologia do Blogger.
16.12.22

Forças de segurança lançam Operação verão em Cabedelo e anunciam intensificação do patrulhamento na orla e ações educativas

 Entre as ações conjuntas previstas destacam-se o manejo de pessoal, operações de prevenção, fiscalização e educação.

As forças de segurança da Paraíba vão concertar esforços para garantir que os moradores e visitantes da Paraíba possam desfrutar a orla com toda a segurança. A Prefeitura de Cabedelo (PMC) anunciou um Plano Integrado de Segurança do Município que tem como objetivo intensificar as ações de fiscalização no âmbito do município, através de ações integradas e simultâneas envolvendo os diversos órgãos de segurança.

A chamada Operação Verão/2023 mobiliza a Guarda Civil Metropolitana, Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil e Meio Ambiente (Semapa), as forças estaduais (DER, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros) e federais (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Capitania dos Portos).

A ação tem um planejamento estratégico visando a otimização de contingentes e o melhor atendimento às demandas de segurança típicas do período de verão. Além de assegurar uma cobertura de segurança mais eficaz, tendo em vista o grande número de turistas devido a ocorrência de eventos privados neste período.

Entre as ações conjuntas previstas para a Operação Verão destacam-se o manejo de pessoal, operações de prevenção, fiscalização e educação e ocupação de mais espaços. Além dessas, a intensificação do patrulhamento na orla, instalação de pontos fixos na área e realização de ações de patrulhamento policiamento na rodovia.

"A partir de agora nos preparamos para receber muitos turistas e sem a parceria ficaria muito mais difícil garantir a segurança de tantas pessoas e em tantos setores. Importante  andamento das operações até o final do verão, até porque nossa expectativa é que Cabedelo supere anos anteriores, sendo o verão mais movimentado da história", declarou o secretário de turismo, Haenell Farias. 

O Plano apresentado delimita as atribuições de cada ator, bem como as operações e áreas de atuação, e foi elaborado nas reuniões de planejamento estratégico coordenadas pela Setur. O objetivo é que cada ente participante cumpra sua tarefa nas áreas de fiscalização e segurança para que o município receba uma cobertura em todo território e em áreas específicas. Segurança física, patrimonial, marítima e ambiental compõem o leque de ações planejadas.

“Durante o período do verão, nossa população praticamente triplica e esse aumento no fluxo de pessoas traz consigo o aumento dos problemas relativos às seguranças urbana, viária, marítima e prevenção de crimes ambientais, então precisamos nos planejar e trabalhar de forma integrada para poder garantir a segurança",  comentou o comandante geral da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Magalhães Galvão Lourenço.

Durante o período de verão, a cidade de Cabedelo assiste sua população - estimada pelo IBGE (2021) em cerca de 70 mil pessoas (residentes) - crescer com a chegada dos veranistas, ocupação dos leitos da rede de hotelaria e o aumento da circulação de turistas que procuram o litoral e os pontos turísticos.

Com uma extensão de 18 km, 9 praias - de Intermares ao Dique -, duas ilhas e pontos turísticos como por do sol na praia fluvial do Jacaré, o município se vê às voltas com a missão de garantir a mobilidade segura, a fiscalização para prevenção de crimes ambientais e, sobretudo, a garantia da segurança física e patrimonial de moradores e visitantes. Esse quadro impõe a necessidade do trabalho integrado executado pela Prefeitura, em parceria com os órgãos competentes.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Forças de segurança lançam Operação verão em Cabedelo e anunciam intensificação do patrulhamento na orla e ações educativas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco