Tecnologia do Blogger.
6.12.22

Censo 2022: IBGE chega a 88,3% da população da Paraíba recenseada e é quinta unidade federativa mais avançada

Até esta segunda-feira, 5 de dezembro, cerca de 88,3% da população estimada do estado havia sido recenseada.

O Censo 2022 do IBGE chegou a 88,3% da população da Paraíba recenseada e é a quinta unidade federativa mais avançada na coleta de dados. Até a manhã de ontem (5), o Censo Demográfico 2022 contou, na Paraíba, cerca de 3,5 milhões de pessoas em 1,2 milhão de domicílios, de acordo com o quarto balanço parcial divulgado pelo IBGE, nesta terça-feira (6), e enviado ao ClickPB. O número representa aproximadamente 88,3% da população estimada para o estado em 2021, proporção que ficou acima das médias do Brasil (78,7%) e do Nordeste (85,7%) e foi a quinta maior do país.

Hoje, o IBGE prorrogou, mais uma vez, a conclusão do Censo 2022. A coleta foi iniciada no dia 1º de agosto e a previsão era de conclusão até o fim de outubro. Após prorrogação até dezembro, o IBGE prorrogou, nesta terça-feira (06), o prazo para o final de janeiro de 2023.

Entre os habitantes recenseados até então, 1,8 milhão, que representavam a maioria, aproximadamente 51,7%, eram do sexo feminino, enquanto os outros 48,3%, por volta de 1,7 milhão, eram do masculino. No cenário nacional, a população paraibana recenseada representa 2,13% do total.

Além disso, o balanço indica que, até o momento, tinham sido recenseados 24,3 mil indígenas e 15,4 mil quilombolas, na Paraíba. O questionário aplicado junto a esses povos e comunidades tradicionais conta com algumas perguntas específicas para traçar um perfil mais direcionado para auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Ocupações irregulares

Pela primeira vez, o IBGE divulgou o total de população recenseada em aglomerados subnormais, locais definidos como as "ocupações irregulares de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e que, em geral, são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos básicos e localização em áreas restritas à ocupação." Até a manhã do dia 5, eram 137,4 mil pessoas que viviam nessas áreas, no estado.

Setores censitários

Em relação à cobertura, cerca de 8,8 mil setores censitários, dos 9,2 mil existentes na Paraíba, estavam sendo trabalhados ou já tinham sido concluídos, aproximadamente 95,4%. Nas áreas rurais do estado, esse percentual era de 98,6%, enquanto nas urbanas era de 93,8%. Cada setor é uma área de coleta e divulgação de dados estatísticos do IBGE, que pode conter até 300 domicílios.

Presencial, telefone e internet

Ainda conforme os dados do quarto balanço, a principal modalidade de coleta, registrada em 1,2 milhão de domicílios, foi a presencial, seguida pela por telefone, utilizada em 5,6 mil, e pela por internet, observada em 1,4 mil. Já no que se refere ao tipo de questionário, o básico foi aplicado em 1,04 milhão de domicílios, ao passo que o da amostra, que abrange mais temas e contém uma quantidade maior de perguntas, foi respondido em 194,2 mil lares.

Recusas

A proporção de domicílios em que foram registradas recusas, no estado, é de 1,01%, inferior às médias regional (1,59%) e nacional (2,59%). No entanto, ainda assim os recenseadores têm enfrentado desafios em campo, como a dificuldade para ter acesso a condomínios verticais e horizontais e para encontrar pessoas em casa, bem como a resistência dos moradores em atendê-los. A expectativa do IBGE é de que essa proporção seja reduzida até o final da operação, após a aplicação de todos os protocolos de insistência, como a distribuição de folhas de recado com o contato do recenseador, para que o morador daquele domicílio possa agendar a coleta.

Como identificar e confirmar a identidade de um recenseador?

Cada recenseador estará sempre uniformizado, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. O endereço eletrônico e o link constam no crachá do entrevistador, que também apresenta um QR code, que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, basta fornecer a matrícula, o RG ou CPF do recenseador.

Neste Censo, além da entrevista presencial, após uma primeira visita do recenseador, o morador também pode escolher responder ao questionário pela Internet ou por telefone. Para isso, ele deve informar a opção ao recenseador durante a abordagem inicial.

Por ClickPB 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Censo 2022: IBGE chega a 88,3% da população da Paraíba recenseada e é quinta unidade federativa mais avançada Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco