Tecnologia do Blogger.
28.11.22

Torcedor invade campo com bandeira da comunidade LGBTQIA+ durante jogo na Copa do Catar

 A invasão não foi exibida durante a transmissão, mas imagens do ocorrido circulam nas redes sociais.

O jogo entre Uruguai e Portugal registrou a primeira invasão a campo na Copa do Catar de um manifestante carregando a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+. 

O invasor percorreu um trecho do gramado a exibindo em suas mãos até ser pego por seguranças. Ela foi deixada no gramado e recolhida pelo árbitro.

As imagens não foram exibidas pela geração oficial da Fifa. Mas as pessoas presentes no estádio registraram e publicaram nas redes sociais, onde o protesto já circula com força.

O invasor também vestia uma camiseta com múltiplas mensagens. Na parte da frente, ela dizia "Salve a Ucrânia", em referência ao conflito envolvendo a Rússia e que massacra o país do Leste Europeu. Atrás, "Respeito pelas mulheres iranianas", em apoio aos protestos feitos no país asiático desde a morte de Mahsa Aminiuma, jovem curda que estava sob custódia da polícia de costumes por uso indevido do véu, obrigatório na República Islâmica.

Portugal e Uruguai tem invasão de campo com protesto — Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP

Numa Copa marcada pelos muitos protestos, a temática LGBTQIAP+ tem despertado atenções especiais, já que a lei do Catar criminaliza relações homossexuais. Diversas seleções europeias planejaram entrar em campo com uma braçadeira com as cores da campanha "One love", mas foram proibidas pela Fifa. Em resposta, os jogadores da Alemanha colocaram a mão na boca durante a pose para a foto antes do jogo contra o Japão para dizer ao mundo que estavam sendo censurados.


Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Torcedor invade campo com bandeira da comunidade LGBTQIA+ durante jogo na Copa do Catar Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco