Tecnologia do Blogger.
3.11.22

Manchas de óleo surgem em, pelo menos, quatro praias do Litoral Norte da Paraíba e afetam Área de Proteção

 Conforme apurou o ClickPB, as manchas foram identificadas nas praias de Coqueirinho do Norte, Barra do Mamanguape, Praia de Campina e Outeiro.

Manchas de óleo estão sendo encontradas em excesso desde ontem (2), em ao menos quatro praias do Litoral Norte da Paraíba, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Conforme apurou o ClickPB, as manchas foram identificadas nas praias de Coqueirinho do Norte, Barra do Mamanguape, Praia de Campina e Outeiro. A região é berço de um projeto de reintegração do peixe-boi marinho. 

Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Mamanguape, Orlando Santos, as manchas de óleo surgiram em grande quantidade e está sendo realizada uma vistoria em toda a área da APA da Barra do Rio Mamanguape, que abrange seis praias. "A gente tá com duas frentes entre Oitieiro e Barra e outra em Coqueirinho, já pedimos o apoio da prefeitura de Marcação e da prefeitura de Rio Tinto, que estão participando".

De acordo com Orlando, o objetivo é que a limpeza seja realizada o mais breve possível, porém a equipe depende da maré. "Agora no início da tarde a maré está avançando, iremos aguardar ela abaixar para reiniciar nossos trabalhos às 17h e seguir pela noite", explicou. Em entrevista o ClickPB, o chefe do NGI informou que as manchas estavam aparecendo em pequena quantidade há alguns meses e sempre eram recolhidas e levada para análises em laboratórios. 

"Estava aparecendo há algum tempo, mas sobre controle. Coisa mínima. Era colhido e endereçávamos para o laboratório. Mas de ontem para hoje, chegou em grande escala", detalhou.  Até o fechamento da matéria, 25 profissionais do ICMbio auxiliavam na limpeza da região. 

A Marinha foi ao local e coletou o óleo e junto a ele, objetos que provavelmente estavam juntos com o material e foram trazidos pela maré. Possivelmente o óleo é antigo, em razão de estar vindo em forma de 'bolotas' como uma massa, o que é menos prejudicial a natureza. 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente está ciente do aparecimento das manchas e está apurando o fato junto aos órgãos. 

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Manchas de óleo surgem em, pelo menos, quatro praias do Litoral Norte da Paraíba e afetam Área de Proteção Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco