Tecnologia do Blogger.
28.9.22

Representantes de entidades, partidos e governo visitam no TSE sala de totalização dos votos

 Visitação aconteceu a convite do presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias.

Representantes de entidades fiscalizadoras das eleições visitaram nesta quarta-feira (28), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sala de totalização dos votos depositados nas urnas eletrônicas. Também estiveram presentes representantes dos partidos políticos.

A visitação aconteceu a convite do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Entre as pessoas que visitaram a sala, estavam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Controladoria Geral da União; o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e representantes de partidos, como Valdemar Costa Neto, presidente do PL, ao qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado. Candidatos a presidente, embora convidados, não compareceram.

Moraes acompanhou a visitação e, em entrevista, reafirmou que a votação é auditável e que o processo de totalização dos votos é transparente.

A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), OAB, Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.

A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados.

O setor, composto por uma equipe de 20 servidores que trabalham em conjunto com outros setores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).

A equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana.

"Importante lembrar que os sistemas em uso no dia da eleição são lacrados e assinados digitalmente antes das eleições, e o resultado de cada seção eleitoral acontece assim que a eleição termina, às 17h, com a emissão dos Boletins de Urna (BU) ainda nas seções eleitorais", diz o TSE.

O resultado de cada eleição é conhecido no término da votação, com a impressão do BU, que traz a quantidade de votos depositados em cada urna eletrônica. Além de ficarem disponíveis para consulta pública nas seções, os BUs também são entregues aos fiscais de partido e serão publicados em tempo real nas Eleições 2022.

Alexandre de Moraes recebe entidades na sala de totalização dos votos — Foto: Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Representantes dos partidos

Os candidatos à Presidência foram convidados, mas não compareceram. Eles enviaram representantes.

Estiveram presentes no evento do TSE integrantes das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União) e Padre Kelmon (PTB).

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Representantes de entidades, partidos e governo visitam no TSE sala de totalização dos votos Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco