Tecnologia do Blogger.
21.9.22

Jogos Indígenas 2022 são abertos nesta quarta-feira na Paraíba

 A Aldeia Jaraguá, no município de Rio Tinto, sedia, nesta quarta-feira (21), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2022. O evento retorna ao calendário esportivo, após dois anos de suspensão por causa da pandemia. A competição terá cinco dias de duraçào, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos indígenas potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.

As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.

“É um momento ímpar para os povos indígenas da Paraíba essa congregação entre as aldeias por meio do esporte com esses Jogos, que devido à pandemia, estavam sem ser realizados. A equipe responsável está toda focada com o intuito de realizar um grande evento, mostrando que o esporte representa saúde, socialização, interação social e vários outros beneficios”, disse Zezinho Botafogo, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel e conta com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Por Portal WSCOM

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Jogos Indígenas 2022 são abertos nesta quarta-feira na Paraíba Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco