RÁDIO INFORMATIVO EM FOCO

Mulher morre afogada após entrar com carro em túnel alagado, no Recife

 Via alagou com as chuvas desta quarta (3) e, segundo testemunhas, vítima foi retirada do veículo sem vida por pessoas que trabalham na região.

Uma mulher morreu após entrar com um carro no Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife. A via alagou com as chuvas desta quarta-feira (3) e, segundo testemunhas, a vítima foi retirada do veículo sem vida por pessoas que trabalham na região, que amarraram cordas ao carro e puxaram com outro veículo.

A mulher foi identificada como Sônia Maria Dantas, de 81 anos. Um vídeo compartilhado nas redes sociais registrou o momento da retirada do carro do túnel alagado e a tentativa de retirar o corpo da mulher de dentro do veículo.

Nas imagens, é possível ver dois homens mergulhando no túnel e somente a roda do carro fora d'água. Segundo o perito que foi ao local, o alagamento tinha mais de dois metros de profundidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o acidente às 8h37. Uma das testemunhas foi o motorista Moacir Vieira, que mergulhou no túnel para tentar salvar a vítima.

Ele, que é um dos homens filmados mergulhando no vídeo do resgate, disse que, do momento em que o carro entrou no túnel até a retirada da mulher, foram cerca de 15 minutos.

"Eu estava trabalhando e escutei um barulho. A mulher gritava 'socorro, me ajude'. Cheguei lá e já tinha um rapaz mergulhando, tentando tirar ela do carro. Ele também estava tentando parar mais gente para ajudar. Ele e outro rapaz tentavam abrir a porta e não conseguiam. Pegaram uma marreta e eu, uma pedra, para quebrar o vidro, mas não conseguimos. Ela estava presa no cinto", afirmou o motorista.

Outro homem que trabalha na região levou uma corda para que o carro fosse amarrado e, assim, puxado de dentro do túnel. Ele usou uma caminhonete para puxar o veículo e, com isso, as outras pessoas envolvidas no resgate conseguiram retirar a vítima.

"Assim que o carro estava fora o suficiente para conseguirmos abrir a porta, tiramos ela de lá de dentro, mas ela já estava morta. O Corpo de Bombeiros chegou e já constatou. Ela passou uns 15 minutos lá dentro. Foram os bombeiros que retiraram o restante do carro de dentro da água", afirmou Moacir.

O Túnel Felipe Camarão é um dos principais acessos entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Apesar da importância da via, o túnel acumula inúmeros problemas e os alagamentos são constantes.

O representante comercial Alexandre Vital trabalha com Moacir Vieira e disse que a mulher vinha de Boa Viagem, também na Zona Sul do Recife.

"Ela morava na Rua Maria Carolina [em Boa Viagem]. Provavelmente, o carro aquaplanou, ela perdeu o controle e o carro entrou na água", disse.

Os bombeiros informaram, por meio de nota, que o corpo da vítima ficou "sob os cuidados da guarnição da Polícia Militar e Polícia Cientifica".

Órgão responsável

Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão estadual responsável pelo túnel, lamentou o acidente e disse que o túnel está interditado desde o final de julho, devido a atos de vandalismo que afetaram todo o sistema elétrico e as bombas hidráulicas responsáveis por drenar as águas pluviais do túnel.

"Com isso, o tráfego foi desviado para rotas alternativas. Agentes de trânsito auxiliaram orientando os motoristas nas vias de acesso ao equipamento, que estava devidamente sinalizado indicando sua interdição", diz o DER.

O departamento disse que registrou quatro boletins de ocorrência por causa do vandalismo e instalou câmeras de monitoramento, entre junho e julho, e disse que foi preciso elaborar um projeto de restauração do sistema de drenagem.

Questionado sobre a sinalização do túnel, o DER disse que o bloqueio é feito com cavaletes e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) fazem a ronda no local várias vezes ao dia.

Em 2019, uma mulher morreu por afogamento após entrar com o carro no Túnel Josué de Castro, no Pina, na Zona Sul do Recife. A via estava alagada por causa das chuvas. A vítima estava com duas amigas, que conseguiram escapar.

O caso foi filmado por câmeras de segurança, que mostraram o carro entrando, em alta velocidade, na estrutura. A mulher que morreu, Mirelle Paula da Silva, de 34 anos, era passageira do veículo.

Por 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.