Tecnologia do Blogger.
25.7.22

Vulcão entra em erupção na ilha japonesa de Kyushu

 Agência de meteorologia elevou nível de alerta para o mais alto.

TÓQUIO (Reuters) – Um vulcão na importante ilha de Kyushu, no oeste do Japão, entrou em erupção no domingo, enviando fumaça preta para o alto, mas não houve relatos imediatos de qualquer dano ou de alguém ferido.

O vulcão, que se chama Sakurajima e está localizado na ponta sul de Kyushu, perto da cidade de Kagoshima, entrou em erupção por volta das 20h05 (horário local), informou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA).

A televisão pública NHK citou relatos de pedras vulcânicas caindo a uma distância de 2,5 km do vulcão. O nível de alerta de erupção foi aumentado para 5, o mais alto, com algumas áreas aconselhadas a serem esvaziadas, acrescentou.

Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão e erupções de vários níveis ocorrem regularmente. Em 2019, expeliu cinzas a 5,5 km de altura.

Não houve relatos imediatos de danos causados pela erupção de domingo, disse o vice-secretário-chefe do gabinete, Yoshihiko Isozaki, em entrevista coletiva, enquanto funcionários do governo buscavam mais informações sobre a situação.

Os reguladores nucleares disseram que não foram detectadas irregularidades na usina atômica de Sendai, que fica a cerca de 50 km do vulcão.

Imagens de vídeo mostraram o que parecia ser uma massa vermelha descendo de um lado do vulcão, com projéteis vermelhos sendo disparados para cima.

A maior parte da cidade de Kagoshima fica do outro lado da baía do vulcão, mas várias áreas residenciais a cerca de 3 km da cratera podem ser esvaziadas dependendo da situação, disse a NHK.

ANHK mais tarde informou que 51 pessoas nas proximidades tinham sido retiradas da área.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Vulcão entra em erupção na ilha japonesa de Kyushu Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco