RÁDIO INFORMATIVO EM FOCO

Paraíba deve iniciar emissão de novas carteiras de identidade até o fim do ano, diz chefe do núcleo de Identificação da Polícia Científica

 O serviço de emissão da nova carteira de identidade depende do envio de sistemas e cédulas por parte do Governo Federal. A Paraíba está no segundo lote de estados que irão receber os mecanismos para iniciar as emissões.

A emissão do novo modelo da carteira de identidade deve começar até dezembro na Paraíba. Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (22), o Chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Científica (IPC-PB), Acidio Furtado, destacou que o processo para atualização do sistema e das novas cédulas segue em andamento.

"A Paraíba vai entrar no segundo lote de emissão desses documentos. O Governo Federal segue um cronograma adotado pelo Ministério da Justiça. Esses lotes seguem um fluxo e a Paraíba está no segundo lote", disse ao ClickPB.

De acordo com ele, o serviço de emissão da nova carteira de identidade que começa a ser feito no  Rio Grande do Sul, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná se deve a divisão por lotes, organizada pelo Governo e Receita Federal."O projeto piloto inicial será com esses estados", explicou.

"Até dezembro estaremos emitindo os novos documentos. Esse é o período em que o Governo Federal estará entregando o sistema de segurança para ser feita a impressão do documento que segue o padrão do Mercosul. Também aguardamos as gráficas de segurança liberarem as saídas das cédulas", destacou Acidio. 

Mesmo com o início da confecção da nova carteira de identidade, o RG atual ainda vale por 10 anos. Segundo ele, a população não é obrigada a fazer a aquisição do novo modelo de forma imediata. "Esse modelo continua valido por mais dez anos. Não existe obrigatoriedade. Até 2032 deve ser feita essa troca de documento", comentou.

Por 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.