Tecnologia do Blogger.
14.6.22

Paraná Pesquisas: em SC, Bolsonaro lidera com 45,1% e Lula tem 29%

 Ciro Gomes está na terceira posição, com 6,2%, seguido de Vera Lúcia (1,6%). Pré-candidata do MDB, Simone Tebet, ocupa o quinto lugar (1,4%).

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, com a população do estado de Santa Catarina, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto para o Palácio do Planalto nas eleições de outubro. De acordo com a pesquisa estimulada, divulgada nesta terça-feira (14), 45,1% dos catarinenses pretendem votar no atual chefe do Executivo e 29%, no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o segundo colocado.

Na versão estimulada, em que uma lista de nomes é apresentada ao entrevistado, a diferença entre os dois candidatos é de 16,1 pontos percentuais. Esta é a primeira consulta feita pelo instituto no estado, em 2022, para saber em quem os eleitores pretendem votar no próximo pleito para presidente da República.

Na sondagem, Ciro Gomes (PDT) aparece no terceiro lugar, com 6,2% das intenção de votos; seguido de Vera Lúcia (PSTU), que tem 1,6%. Na quinta posição, a pré-candidata do MDB, Simone Tebet, soma 1,4%.

André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Ávila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (DC) têm menos de 1% das intenções de voto.

Eleitores que pretendem votar branco ou nulo somam 8,8%. Outros 5,5% não souberam ou não quiseram responder.

No levantamento espontâneo – no qual nenhuma alternativa é apresentada ao entrevistado –, 41,6% não sabem ou não responderam, enquanto 6,2% apontaram que não votariam em ninguém, em branco ou nulo.

Bolsonaro aparece na liderança, com 31,2%, e Lula está em segundo, com 18,3%.

Depois vêm Ciro Gomes (1,2%), Simone Tebet (0,7%), Felipe D’Avila (0,3%), Pablo Marçal (0,3%) e André Janones (0,1%). Somados, os demais candidatos chegam a 0,2%.

Metodologia

A pesquisa de opinião pública realizada no estado de Santa Catarina utilizou uma amostra de 1.540 entrevistados, estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. Foram questionados pessoalmente eleitores de 16 anos ou mais, moradores de 62 municípios, entre os dias 9 e 13 de junho de 2022.

O nível de confiança da pesquisa é estimado em 95%, com margem de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

O levantamento está registrado Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02099/2022.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Paraná Pesquisas: em SC, Bolsonaro lidera com 45,1% e Lula tem 29% Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco