Oito casas são interditadas após fortes chuvas e Defesa Civil segue com equipes em prontidão na capital paraibana

 As interdições foram realizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP).

Oito imóveis foram interditados nesta quarta-feira (25), em virtude das chuvas registradas na madrugada e começo da manhã de ontem, em João Pessoa. As interdições foram realizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP). 

A Defesa Civil informou que segue com equipes em prontidão após aviso de acumulado de chuvas, com grau de grande perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - válido até as 8h desta quinta-feira (26). 

Na Comunidade Santa Clara, no Castelo Branco, foram interditadas sete casas que apresentavam risco de desabamento, após deslizamento da barreira às margens da BR-230, sentido João Pessoa – Cabedelo. Os moradores foram para a casa de familiares e as demais providências necessárias já foram encaminhadas para as secretarias e órgãos da área social da Prefeitura. 

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que há risco de novos deslizamentos na barreira e que os imóveis têm rachaduras dentro e fora. 

“Essa área da BR-230 é um local de risco R4, que é muito alto, e já vínhamos monitorando a barreira, mas essas pessoas já residem aqui a mais de 50 anos, o que dificulta uma solução imediata do problema. Recomendamos aos moradores que deixassem os imóveis e, como eles têm parentes que podem abrigá-los, para lá vão seguir. Faremos os encaminhamentos necessários para salvaguardar a integridade física dessas pessoas”, complementou. 

Outra moradia interditada foi em Mangabeira II. No imóvel, uma parede no pavimento térreo caiu e dois cômodos, localizados no andar superior, apresentam rachaduras. A família foi abrigada em casa de parentes.

De acordo com o aviso do Inmet, podem ocorrer chuvas superiores a 60 milímetros por hora (mm/h) ou acima de 100 mm/dia, ventos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h) com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. 

Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. Volume de chuvas na Capital nas últimas 72 horas (até 18h40) Cuiá: 215,4 mmAltiplano: 165 mmTambauzinho: 154,8 mmManaíra: 142,2 mmGrotão: 153,6 mmCentro: 61,6mm

Por ClickPB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.