Tecnologia do Blogger.
11.4.22

Operação Semana Santa inspeciona balanças nos supermercados de João Pessoa

 Segundo o secretário Rougger Guerra, a fiscalização está atenta, também, a todos os produtos que só devem ser comercializados no peso.

A Operação Semana Santa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, que iniciou nesta segunda-feira (11), está inspecionando as balanças instaladas nos supermercados da Capital para verificar se os equipamentos estão funcionando de forma correta e se preenchem os requisitos previstos pelo Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para um bom funcionamento, principalmente nas áreas onde são comercializados os alimentos típicos dessa época, como os pescados.

Além do que se refere ao peso dos produtos típicos da Semana Santa, a operação do Procon-JP vai verificar se os estabelecimentos estão cumprindo a legislação que regula a relação consumerista, bem como a data de validade dos vários tipos de alimentos, a exemplo de frios como queijos, laticínios e carnes. A operação se estende até a próxima quarta-feira (13).

Segundo o secretário Rougger Guerra, a fiscalização está atenta, também, a todos os produtos que só devem ser comercializados no peso. “A inspeção às balanças vai verificar o funcionamento correto dos equipamentos, a exemplo da integridade do lacre, dispositivo que deve ser posto após a colocação do selo do Inmetro e que evita que sejam alteradas suas principais características”, afirmou.

Alerta ao consumidor – O titular do Procon-JP acrescenta que, caso o consumidor encontre alguma irregularidade quando for realizar suas compras de Páscoa nos supermercados, deve acionar imediatamente a Secretaria, já que são produtos bem perecíveis. “Aconselho que se verifique a data de fabricação e de validade não apenas dos pescados, mas, de qualquer tipo de alimento, para não levar nada fora do prazo de consumo”. Ele acrescenta que os estabelecimentos pegos em alguma falta estão sujeitos a penalidades, como multas.

Pesquisas da Semana Santa – Desde o final de março que o Procon-JP vem realizando pesquisas de preços dos produtos típicos da Semana Santa para auxiliar o consumidor a economizar durante essa época, a exemplo dos ovos de Páscoa e chocolates diversos, de vinhos e de peixes e frutos do mar. 

As tabelas de preços dos levantamentos estão disponíveis nos sites joaopessoa.pb.gov.br e proconjp.pb.gov.br.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Operação Semana Santa inspeciona balanças nos supermercados de João Pessoa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco