RÁDIO INFORMATIVO EM FOCO

João Pessoa é a capital nordestina com o maior percentual de adultos com excesso de peso

 Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que João Pessoa é a capital nordestina com o maior percentual de adultos com excesso de peso e a segunda em obesidade

Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram aspectos preocupantes sobre a saúde do pessoense. De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), João Pessoa é a capital nordestina com o maior percentual de adultos com excesso de peso e a segunda em obesidade. 

De acordo com o o Sistema, 59,62% da população maior de 18 anos em João Pessoa estaria com oIMC considerado alto. O IMC é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal, considera-se que a pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. No cenário nacional, João Pessoa fica em sexto lugar, atras de Porto Velho, Manaus, Porto Alegre, Belém e Rio Branco.

Quando se fala em obesidade(IMC acima de 30), a situação de João Pessoa não melhora muito. A capital paraibana cai para a terceira colocação no nordeste, com 23,71% da população afetada pelo problema. No cenário nacional, a cidade aparece empatada com Macapá no sexto lugar.

Quando uma pessoa tem excesso de peso ou sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho. Já a obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva.

O sobrepeso é um grande fator de risco para problemas de saúde incluindo doença coronariana, diabetes, hipertensão e pode levar à obesidade, o que agrava esses quadros. 

Pessoas obesas têm ainda alto risco de depressão e outros problemas sociais. Obesidade é um excesso de gordura suficiente para diminuir a expectativa de vida e tornar uma pessoa suscetível a mais doenças do que ocorreriam se o peso dela fosse normal.

Por ClickPB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.