Tecnologia do Blogger.
9.2.22

Paraíba é o 3º estado com maior cobertura vacinal no país, revela pesquisa do Consórcio dos Veículos de Imprensa

 Os dados foram levantados pelo Consórcio dos Veículos de Imprensa e dão conta que 79,85% da população vacinável do estado recebeu duas doses ou dose única de vacina contra a covid-19.

O avanço na vacinação garantiu à Paraíba o 3º lugar entre os estados que tem mais pessoas com idade a partir dos 5 anos com esquema vacinal completo. Os dados foram levantados pelo Consórcio dos Veículos de Imprensa e dão conta que 79,85% da população vacinável do estado recebeu duas doses ou dose única de vacina contra a covid-19. 

Até agora, a Paraíba tem 66,25% da população com idade entre 12 e 17 anos esquema completo. Já a imunização das crianças de 5 a 11 anos está ainda na fase de abertura de esquema vacinal. Um total de 3.304.497 pessoas recebeu pelo menos uma dose da vacina no estado.

A Paraíba contabilizou, até esta quarta-feira (9), a aplicação de 2.712.298 doses de vacina contra covid-19 para fechamento de esquema vacinal em pessoas com idade a partir de 18 anos. Desse total, 2.631.830 pessoas receberam duas doses e 80.468 tomaram imunizante de dose única. Esse número representa 90,97% da população desta faixa etária, que tem quantitativo estimado em 2.981.502 pessoas. Os dados são provenientes do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), onde os municípios realizam o registro das doses aplicadas. A meta de imunização é de 90% dos indivíduos elegíveis de cada faixa etária.

Os municípios paraibanos com maior porcentagem de adultos imunizados são Algodão de Jandaíra, Lastro, Santo André, São Francisco e Serra Grande. Todos ultrapassaram 100% de cobertura vacinal em relação à estimativa populacional de pessoas com idade a partir de 18 anos. Por outro lado, alguns municípios estão abaixo da meta de 90%. Tacima e Bonito de Santa Fé estão abaixo de 60%; Tenório, Mamanguape, Mulungu, Salgadinho, Campina Grande, São José do Bonfim, Vieirópolis e Imaculada ainda não alcançaram 70% dos indivíduos adultos com segunda dose ou dose única.

Apesar do grande número de adultos com esquema completo, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirma que não é o momento de relaxar com as medidas preventivas. “Temos informações de que apenas 36,25% da população adulta recebeu a dose de reforço, é preciso garantir essa ampliação na proteção contra a covid-19. Também precisamos considerar que a vacinação dos adolescentes e crianças ainda tem que avançar”, observou. 

Geraldo Medeiros lembra que os números das doses aplicadas são registrados no SI-PNI pelos próprios municípios e que é normal um pequeno atraso no repasse dessas informações. “É natural que os dados levem um tempo para serem digitados no sistema, até porque a prioridade é aplicar a vacina no braço dos paraibanos”, comentou. 

Até o momento, a Paraíba já distribuiu 8.011.371 doses de vacina contra covid-19 e todos os 223 municípios seguem avançando a vacinação das faixas etárias contempladas.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Paraíba é o 3º estado com maior cobertura vacinal no país, revela pesquisa do Consórcio dos Veículos de Imprensa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco