Voluntários se reunirão na Paraíba para transformar o Natal de mais de mil pessoas com doações, música e ceia no dia 25

 O Natal com Jesus acontecerá no sábado (25), e reunirá cerca de 400 trabalhadores que irão atender em torno de mil pessoas.

Um grupo com dezenas de voluntários se dedica a levar um Natal melhor aos mais carentes em João Pessoa. Com o tema 'Jesus, esperança viva em nossos corações', o Grupo Espírita Ave Luz (Geal) quer, também neste ano, servir ao próximo sem interesse e amar sem distinção, como o próprio grupo destacou ao ClickPB, nesta terça-feira (7). O Natal com Jesus acontecerá no sábado (25), e reunirá cerca de 400 trabalhadores que irão atender em torno de mil pessoas.

O Natal com Jesus acontece nos hospitais, maternidades, abrigos de idosos, além de locais e comunidades onde vivem pessoas em situação de vulnerabilidade social. "A pandemia trouxe incerteza e medo pra muita gente. Por isso, é importante levar a mensagem de Jesus, sobretudo para os mais necessitados de auxílio espiritual. Esse é o verdadeiro sentido do Natal. Por onde passarmos, falaremos de amor e esperança", disse André Luiz Lucena, presidente do Geal.

Elisabeth Sena faz parte da equipe que prepara as comidas e é uma das primeiras a chegar ao Ave Luz no dia 25. Ela participa do trabalho há quatro anos e diz que, apesar do cansaço, o sentimento é de gratidão. "É uma honra fazer parte da equipe que prepara os alimentos que são servidos aos nossos irmãos necessitados no aniversário do Cristo. Só quem participa desse trabalho sabe como é gratificante”, disse.

Serão servidas 800 refeições no Largo de São Pedro Gonçalves, Pavilhão do Chá, Rodoviária, Praça 1817, Mercado Central, Centro Turístico de Tambaú e comunidade Vitória. Além da ceia, as pessoas em situação de rua receberão sopa, pão e água (que também são doados o ano inteiro nos finais de semana) no início da manhã. No Natal, também são distribuídos kits de higiene pessoal, roupas e lençóis. O trabalho acontece no Mercado Central, Rodoviária, Praça 1817 e Centro Turístico de Tambaú.

Às 9h começa a preparação para as visitas às instituições. Assim como no ano passado, por causa da pandemia, as visitas ocorrerão na parte externa dos abrigos de idosos Divina Misericórdia, ASPAN e Vila Vicentina, em João Pessoa, além do AMEM e Mãe Nazinha, em Cabedelo.

À tarde, o trabalho será nos hospitais Padre Zé, HU e Napoleão Laureano, além das maternidades Cândida Vargas e Frei Damião. “Este ano ainda não poderemos entrar nas instituições, mas, mesmo de fora, vibraremos o amor de Jesus com a leitura do evangelho, com as preces sinceras e com a alegria da música. Se você sabe cantar ou tocar algum instrumento se inscreva como voluntário. Esse trabalho é um dos mais importantes do Natal com Jesus, pois a música sempre deixa tudo mais leve e bonito", disse Fabiana Xavier, coordenadora das visitas. Também serão doados kits de higiene pessoal e produtos necessários à manutenção dos serviços dessas instituições.

Há três anos, Elisabete Reges, do centro espírita Mensageiros da Paz, coordena a visita à casa Mãe Nazinha, que acolhe idosos abandonados pela família e pessoas que viviam em situação de rua, a maior parte com transtornos mentais. "É uma alegria imensa que não cabe dentro de mim. Ver a felicidade nos rostos desses irmãos me preenche de uma forma que não saberia expressar com palavras. Servir ao próximo com amor é o que dá sentido a nossa vida", disse ela.

Para Homero Jorge, coordenador do Natal com Jesus, o maior desafio é conseguir as doações necessárias para a realização do evento. "Atendemos mais de mil pessoas em apenas um dia. Precisamos de muita coisa para realizar o Natal com Jesus. Além dos alimentos e material para a ceia, nos desdobramos para atender os pedidos de doações para as instituições atendidas. Por isso, toda ajuda é bem-vinda, não importa a quantidade", disse ele.

Como participar

Existem várias formas de participar do Natal com Jesus. As pessoas podem doar produtos para a ceia ou para as instituições, ou doar direto nas contas bancárias dos abrigos, listadas no site do Natal com Jesus.

Outra forma de ajudar é sendo voluntário. As equipes se dividem em: arrecadação das doações, visitas às instituições, limpeza dos ambientes, música, fotografia e filmagem, além da logística e infraestrutura da ceia.

Para ser voluntário, basta preencher o formulário ou comparecer ao Ave Luz, que fica na Rua Waldemar de Mesquita Accioly, conhecida como uma das Três Ruas do bairro dos Bancários.

"Essa festa é coordenada por um grupo espírita há mais de 20 anos, mas é importante lembrar que qualquer pessoa pode participar, seja doando ou ajudando nas atividades, independente de crença ou religião", lembrou André Luiz.

A Federação Espírita Paraibana é parceira do Natal com Jesus, além do Núcleo de Estudos Espíritas Bom Samaritano, Associação de Estudos Espíritas Kardecista (ASSESESK) e Mensageiros da Paz, em Cabedelo. Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas no site do Natal com Jesus e no Instagram do Ave Luz.

Live

A programação desse ano inclui, ainda, uma live que será transmitida a partir das 20h pelo canal do Geal no YouTube: ge_aveluz. "A ideia da live surgiu ano passado em decorrência da pandemia. Decidimos manter este ano para que as pessoas que não estarão presencialmente possam compartilhar desse momento de celebração”, explicou Homero.

Por ClickPB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.