Tecnologia do Blogger.
3.11.21

Piolho-de-cobra: animal pode deixar pele roxa, mas não é perigoso; veja em 5 pontos

 Animal pode ser confundido com a lacraia. No entanto, ele não possui garras e não é venenoso.

A empresária carioca Thassynara Vargas, de 25 anos, tomou um susto após retirar o sapato e perceber que a pele de seus dedos ficou roxa e unha amarela. A alteração foi causada pelo contato do pé com um gongolo, conhecido como piolho-de-cobra, que não é venenoso.

Nesta reportagem, veja em cinco pontos:

  • O que é o piolho-de-cobra?
  • Ele é venenoso?
  • Por que o piolho-de-cobra solta uma coloração na pele humana?
  • Onde os piolhos-de-cobra vivem?
  • Como evitar piolhos-de-cobra em casa?

Piolho-de-cobra vive em ambientes úmidos — Foto: Ronaldo Bianco/Embrapa

1. O que é o piolho-de-cobra?
O piolho-de-cobra é da classe dos diplópodes (patas duplas). Apesar do nome, piolho-de-cobra não é um piolho de verdade e tampouco é encontrado em cobras.

Muitas vezes, os piolhos-de-cobra são confundidos de forma errônea com as lacraias, mas se compararmos os animais há muitas diferenças.

Também chamado de gongolo ou embuá, os piolhos-de-cobra possuem um corpo cilíndrico, com um par de antenas e dois pares de patas locomotoras por segmento (que podem variar de 20 a 100) e não são venenosos. A lacraia, por outro lado, possui garras inoculadoras de veneno e apenas um par de patas por segmento corpóreo.

2. Ele é venenoso?
Não. Enquanto as lacraias possuem garras com veneno, os piolhos-de-cobra são inofensivos para seres humanos e animais domésticos.

3. O que acontece quando há contato com o animal?
Segundo o Instituto Butantan, quando são esmagados, os piolhos-de-cobra liberam toxinas que podem manchar a pele (deixando-a arroxeada).

Além disso, quando se sente ameaçado, o piolho-de-cobra exala um cheiro muito forte (cianeto de hidrogênio) para espantar seus inimigos.

Caso haja contato com o animal, é recomendado lavar a área lesionada com água e sabão.

4. Onde os piolhos-de-cobra vivem?
Esses animais vivem em locais úmidos e com abundante matéria orgânica em decomposição (folhas, madeira apodrecida e outros). Eles podem ser encontrados em parques, jardins e até mesmo em vasos de planta no interior das casas. Os piolhos-de-cobra se alimentam de vegetais mortos.

5. Como evitar piolhos-de-cobra em casa?
Apesar de serem animais inofensivos, eles se reproduzem com uma certa facilidade. A melhor maneira de evitar o aparecimento de piolhos-de-cobra é manter o espaço sempre limpo, livre de matérias orgânicas em decomposição e a casa arejada e bem iluminada.

Quando o animal já foi detectado no ambiente, é necessário a utilização de inseticidas químicos para combater a sua proliferação.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Piolho-de-cobra: animal pode deixar pele roxa, mas não é perigoso; veja em 5 pontos Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco