Tecnologia do Blogger.
24.11.21

Mulher acorda com cobra sobre o corpo em Santa Catarina

 Falsa-coral foi resgatada dentro do sofá retrátil da casa em Jaraguá do Sul. Ninguém ficou ferido.

Uma mulher de 30 anos foi acordada após perceber que uma cobra estava subindo pelo seu pé em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, durante a madrugada de segunda-feira (22).

Segundo os bombeiros, a moradora estava dormindo na sala de estar da própria residência quando levou um susto ao ver a serpente de cerca de 20 centímetros.

Quando os agentes chegaram ao local, a falsa-coral estava dentro do sofá retrátil da casa. A serpente não é peçonhenta e nem picou a moradora durante a ocorrência.

Cobra foi resgatada, passou por avaliação veterinária e foi solta em local não divulgado em Jaraguá do Sul (SC) — Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários/ Divulgação

Após ser resgatada, a serpente foi encaminhada para a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama). Ela foi avaliada por biólogos e devolvida à natureza.

De acordo com os bombeiros, a mesma moradora do bairro Estrada Nova havia acionado os agentes a cerca há cerca de um mês informando ter visto uma cobra enquanto tomava banho.

Contudo, ao chegarem no local, segundo o socorrista Leandro Batista, a serpente não foi encontrada.

"Nós a orientamos a nos chamar novamente quando a coral fosse localizada. E foi o que aconteceu. Quando cheguei na casa, ela já estava dentro do sofá retrátil", afirma o bombeiro Leonardo Batista.

Segundo moradora, cobra subiu no pé dela enquanto ela dormia — Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários/ Divulgação

A mulher estava acompanhada do companheiro na sala de casa, mas, apesar do susto, segundo Batista, a falsa-coral é inofensiva e não possui peçonha.

O que fazer em caso de picada?

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
  • Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Mulher acorda com cobra sobre o corpo em Santa Catarina Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco