Tecnologia do Blogger.
29.11.21

Casal com Covid é preso na Holanda após fugir da quarentena e tentar escapar do país

 Os dois faziam parte do grupo de 61 passageiros que desembarcaram da África do Sul e que foram diagnosticados com a Covid-19. Não há informações se o casal foi infectado pela variante ômicron.

Um casal com Covid-19 foi detido depois de fugir de um hotel de quarentena na Holanda e tentar escapar do país, informaram as autoridades locais no domingo (28).

Os dois chegaram a Amsterdã na sexta-feira (26), em um dos dois voos com origem na África do Sul em que 61 passageiros foram diagnosticados com a doença - 13 deles com a variante ômicron.

Eles conseguiram escapar do hotel e chegaram a embarcar em um voo com destino a Espanha, informou a Guarda Real que deu a ordem de prisão ao casal dentro do avião.

Segundo a imprensa holandesa, os dois fugitivos eram europeus: um homem espanhol e uma mulher portuguesa.

Os dois estão sob cuidados das autoridades sanitárias e a situação de saúde do casal não foi divulgada até a última atualização desta reportagem.

13 infectados com a ômicron

No domingo, a Holanda identificou 13 casos da variante ômicron do coronavírus entre os 61 viajantes que testaram positivo para a Covid-19 no dia anterior.

"Em nossa investigação, que ainda está em andamento, encontramos até agora 13 casos da variante ômicron", disse o Instituto Nacional de Saúde em um comunicado.
O grupo de passageiros infectados chegou ao país em dois voos vindos da África do Sul, na sexta-feira (26). No sábado foram submetidos a novos testes. Todos foram levados para isolamento.

Passageiros fazem fila no aeroporto internacional de Amsterdã em 26 de novembro de 2021 em meio a pandemia de Covid-19 — Foto: Reuters

O ministro da Saúde da Holanda, Hugo de Jonge, disse em entrevista coletiva que "não é improvável" que mais casos da variante apareçam no país.

"Esta pode ser a ponta do iceberg", afirmou Jonge.

A variante ômicron do coronavírus foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como 'variante de preocupação', e diversos países restringiram viagens ao sul da África.

Voos suspensos na Holanda

O governo holandês proibiu todas as viagens aéreas do sul da África na manhã de sexta-feira. No entanto, dois voos da KLM, com cerca de 600 passageiros, chegaram a desembarcar em Amsterdã.

O ministro da Saúde, Hugo de Jonge, determinou que os passageiros que já estavam a caminho da Holanda fossem submetidos a testes e quarentena na chegada ao país.

Centenas de passageiros, que vinham da Cidade do Cabo e de Joanesburgo, reclamaram nas redes sociais das "horas de espera" na pista.

Novo surto na Europa

A variante ômicron foi detectada no momento em que muitos países europeus estão lutando contra um aumento nos casos de coronavírus.

O governo holandês anunciou o fechamento de bares, restaurantes e lojas no período noturno, enquanto tenta conter uma onda recorde de casos de Covid-19.

As novas infecções, que atingem principalmente a parcela da população não vacinada, estão sobrecarregando o sistema de saúde holandês.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Casal com Covid é preso na Holanda após fugir da quarentena e tentar escapar do país Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco