Tecnologia do Blogger.
27.10.21

Polícia Federal faz buscas para apurar fraudes na superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro

 Investigações apontam irregularidades em contratação de empresas para reforma do prédio da pasta; agentes cumprem mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal (PF) saiu às ruas para buscar provas que possam ajudar na investigação de possíveis fraudes na contratação emergencial de serviços de engenharia para o prédio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio.

Na manhã desta quarta-feira (27), vinte policiais federais se dividiram para cumprir quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio. Os agentes estiveram em endereços residenciais e comerciais nos bairros da Barra da Tijuca e Olaria, na capital fluminense, e em Magé, na Região Metropolitana.

As obras irregulares teriam acontecido durante a gestão do ex-superintendente do Ministério da Saúde no Rio, o militar da reserva George Divério. A residência de Divério é um dos alvos da PF nesta manhã.

O coronel, que tinha sido nomeado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, foi exonerado em maio. A demissão de Divério aconteceu uma semana depois da divulgação de que ele teria firmado os contratos sem licitação para reformar imóveis da pasta no Rio. A justificativa para a dispensa de licitação foi a pandemia.

A CNN entrou em contato e aguarda posicionamento da defesa do ex-superintendente do Ministério da Saúde no Rio. 

A Advocacia-Geral da União (AGU) anulou as contratações, ao considerar que não havia motivo para dispensa de licitação. A investigação da PF tem como base o parecer emitido pela AGU, que apontou algumas irregularidades.

Segundo o relatório, o objeto da contratação não se restringiu ao atendimento da situação emergencial, tendo ultrapassado, em larga escala, os limites estritos do permissivo legal, a planilha orçamentária da contratação não observou os requisitos legais para o orçamento de obras e serviços de engenharia, além de ter havido sobrepreço na planilha orçamentária da contratação, em comparação com valores extraídos de tabelas referenciais de custos da construção civil para serviços equivalentes.

O valor total da contratação sem processo licitatório, ainda de acordo com a Polícia Federal, é de R$ 20 milhões. As investigações mostram fortes indícios de que as empresas envolvidas no esquema não possuíam capacidade econômica ou operacional para a execução do contrato celebrado com a Superintendência da pasta.

Os investigados na Operação Clava Forte devem responder pelos crimes de contratação direta ilegal e de frustração do caráter competitivo de licitação. As penas que podem chegar a oito anos de reclusão e multa.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Polícia Federal faz buscas para apurar fraudes na superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco