Tecnologia do Blogger.
16.9.21

SpaceX lança com sucesso primeira missão orbital só com civis a bordo

 foguete Falcon 9 decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, levando os quatro tripulantes que passarão três dias dentro da cápsula Dragon na órbita da Terra.

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, realizou com sucesso, nesta quarta-feira (15), o primeiro lançamento de uma missão orbital só com civis a bordo. O foguete Falcon 9 decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, perto das 21h (horário de Brasília) levando os quatro tripulantes que passarão três dias dentro da cápsula Dragon na órbita da Terra.

A decolagem foi cercada de expectativa e atraiu 400 mil espectadores simultâneos ao canal da SpaceX, onde puderam acompanhar ao vivo o lançamento do foguete que levou os tripulantes da missão batizada de Inspiration4. Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas assistiram a transmissão oficial pelo YouTube.

Lançamento

Os tripulantes começaram a embarcar na Dragon perto das 18h e ficaram cerca de três horas sentados na cabine em posição de voo aguardando o lançamento. 

Perto das 20h20, o braço da plataforma de embarque que leva até a Dragon foi desconectado da cápsula, mostrando que os preparativos para o lançamento estavam sendo seguidos como planejado. Mais de 100 mil pessoas já acompanhavam os últimos ajustes para a decolagem na transmissão ao vivo.

Faltando cerca de 10 minutos, a tripulação recebeu um boa sorte da equipe em Terra. “Hoje vocês estão inspirando o mundo. Tenham uma boa missão e boa sorte”. Pouco depois os motores da Falcon 9 começaram a ser preparados para o lançamento e a plataforma que dava suporte ao foguete e à cápsula foi solta.

Após a contagem regressiva, a Falcon 9 decolou levando os quatro tripulantes dentro da Dragon. De acordo com a equipe de transmissão oficial da SpaceX, tudo saiu conforme o esperado para a missão Inspiration4.

Cinco minutos após o lançamento, a Dragon já havia alcançado a altitude de 200 km, a uma velocidade de quase 12 mil km/h. Os tripulantes estavam bem animados e felizes com o sucesso da missão até então.

Pouco mais de 12 minutos após a decolagem, a cápsula Dragon se soltou do último estágio da Falcon 9 e os tripulantes estavam no espaço por si. Em seguida, a SpaceX anunciou no Twitter que o primeiro módulo da Falcon 9 pousou na Terra com sucesso.

Tripulação

O comandante da nave é o empresário Jared Isaacman, responsável por financiar a missão. A SpaceX não revelou valores, mas é especulado que o CEO da companhia de processamento de pagamentos Shift4 Payments desembolsou dezenas de milhões de dólares para que a Inspiration4 saísse do papel.

Além de Isaacman, Sian Proctor, Chirs Sembroski e Hayley Arceneaux passarão 72 horas dando voltas na Terra em uma altitude de cerca de 250 mil metros.

A missão é vista como um teste para a viabilidade do turismo espacial em um futuro não tão distante. Durante os próximos três dias, os tripulantes passarão por testes cognitivos, qualidade de sono, frequência cardíaca e sangue.

Os resultados serão analisados e comparados com exames feitos antes da viagem para avaliar o impacto das 72 horas em voo orbital no entorno da Terra.

Apesar da missão ter sido declarada como um teste para o turismo espacial, os tripulantes foram treinados por meses para a Inspiration4. Além de voos parabólicos para experimentar a ausência de peso corporal, Isaacman, Proctor, Sembroski e Arceneaux também passaram por centrífugas que simulam a grande força G da decolagem ou pouso.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: SpaceX lança com sucesso primeira missão orbital só com civis a bordo Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco