Tecnologia do Blogger.
15.6.21

Coronavírus: variante do Reino Unido é detectada na Paraíba em jovem de 19 anos

 "Entre 52 amostras enviadas à Fiocruz e ao Intituto Evandro Chagas foi identificada a amostra Alpha, que é a variante do Reino Unido", explicou o secretário de Estado da Saúde.

A Paraíba tem uma nova variante do coronavírus identificada. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, confirmou ao ClickPB, nesta terça-feira (15), que entre 52 amostras foi identificada a Alpha B.1.1.7, variante do Reino Unido.

"Entre 52 amostras enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao Intituto Evandro Chagas foi identificada a amostra Alpha, que é a variante do Reino Unido", explicou o secretário de Estado da Saúde ao ClickPB.

Geraldo Medeiros confirmou que a amostra é de um jovem de 19 anos, de João Pessoa, sem histórico de viagem à Europa. A afirmação veio após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral, dentro da rotina de enfrentamento da pandemia e monitoramento da doença no estado.

De acordo com a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, apenas uma pessoa foi identificada com a variante até o momento. Segundo Geraldo Medeiros, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/PB), da Gerência Executiva Vigilância em Saúde, do Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (Lavimap) da Escola Técnica de Saúde da UFPB, está executando o monitoramento de amostras que fazem parte hoje da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde. Ele explica que os resultados de exames com alta carga viral são enviados para a Fiocruz-RJ para a realização do sequenciamento genético e assim a identificação das variantes em circulação no território.

Até o momento, a Paraíba já teve 85 casos sequenciados. Das 52 amostras recebidas esta semana, o estado confirmou outras variantes, além da Alpha B.1.1.7: 01 VOIs- P.2; 48 VOCs, sendo 44 P.1 e 3 P.1.2 – classificada como variante da P.1; e três outras variantes, sendo duas amostras para  B.11.28 e uma para P.4.

A Nota Técnica enviada pela SES aponta que 44 destas amostras VOCs foram da variante Gamma - P.1 (20J/501Y.V3), das quais 35 pessoas infectadas são residentes de João Pessoa, 1 de Campina Grande, 2 de Alagoa Grande, 1 de Cabedelo, 2 de São José de Piranhas, 1 Ingá, 1 Patos, 1 de Pedras de Fogo. Quanto à evolução desses casos, 20 evoluíram a óbito e os demais para a cura.

Por ClickPB


  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Coronavírus: variante do Reino Unido é detectada na Paraíba em jovem de 19 anos Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco