Tecnologia do Blogger.
22.3.21

Paraíba tem pelo menos 112 leitos para covid-19 em processo de abertura em João Pessoa e no Sertão

 No Hospital Frei Damião, em João Pessoa, estão sendo finalizadas as obras para abertura de 13 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria.

A Paraíba está passando por um processo de ampliação de leitos para covid-19 nas macrorregiões de João Pessoa e do Sertão, as que registram maiores ocupações e filas por leito. Pelo menos 112 novos leitos estão sendo abertos nessas áreas, conforme apurou o ClickPB.

No Hospital Frei Damião, no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa, estão sendo finalizadas as obras de adaptação para abertura de 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria com capacidade para a realização de terapia respiratória. O atendimento deverá ser iniciado até a próxima quarta-feira (24). 

O secretário executivo de gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi detalhou o plano de abertura de novos leitos no estado nos próximos dias. “Nós estamos numa sequência de abertura. O Hospital de Trauma de João Pessoa terá mais 21 leitos com suporte respiratório, vamos fortalecer o Clementino Fraga com mais leitos de enfermaria e de UTI. Em Patos, fizemos expansão de 26 para 32 leitos de UTI e de 20 leitos de enfermaria para 32. Em Cajazeiras, serão mais 10 leitos de UTI, cinco leitos de enfermaria e cinco de unidades de decisão clínica sendo ativados em 48 horas e ainda teremos uma fase de expansão em Piancó e Pombal, mas é importante lembrar que existe limite e hoje são muito mais na ordem de pessoal. Os profissionais estão há treze meses lutando para proteger a vida das pessoas e nós precisamos fazer a nossa parte”, disse.

Daniel Beltrammi também destacou a importância de priorizar a abertura de leitos em estruturas adequadas para atender os pacientes. “Em meio a uma crise sanitária, especialmente nesse momento em que os pacientes estão adoecendo de maneira mais grave, os leitos de UTI são decisivos. É impossível montar um leito de UTI, com tudo que ele precisa, de maneira adequada em um hospital de campanha, que é uma estrutura provisória, especialmente, nesse cenário em que os pacientes graves precisam de outros médicos especialistas, cirurgiões, especialistas em funções dos rins e muito mais exames em equipamentos que são grandes e que não dão para transportar para perto do paciente, como a tomografia computadorizada. Então, a possibilidade de o estado ter um edifício hospitalar pronto, estruturado e com capacidade de montar um leito de UTI com segurança é decisivo para que a gente possa cuidar de fato das pessoas”, explicou. 

Este é um dos motivos da Secretaria de Saúde não considerar a reabertura do hospital de campanha, que acabou sendo fechado porque havia baixa demanda na época. Os equipamentos foram redistribuídos para hospitais com estrutura para leitos fixos. Só no Hospital Frei Damião 2 foram abertos 150 leitos.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, em agosto de 2020 a Paraíba tinha 945 leitos fixos covid-19, mais 120 leitos de enfermaria do hospital de campanha. Atualmente, há 1.099 leitos ativos no estado e ainda está havendo expansão. O fechamento do hospital de campanha, portanto, não resultou em redução de leitos.

Daniel Beltrammi também reforçou o apelo para que a população cumpra as recomendações das autoridades sanitárias para evitar uma maior propagação do vírus. “O leito protege vidas, não vira o jogo contra a pandemia. O que vira o jogo é máscara, é conviver com quem mora com você em casa, fazer o distanciamento social e higienizar corretamente as mãos”, finalizou.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Paraíba tem pelo menos 112 leitos para covid-19 em processo de abertura em João Pessoa e no Sertão Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco