Sancel
4.12.20

Com mortes por covid-19 aumentando na Paraíba, secretário Daniel Beltrammi destaca que doença é evitável

 ''Melhor trocar o barzinho e a festa por permanecer saudável'', disse o secretário.

O número de internações e mortes por covid-19 vem aumentando na Paraíba e o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, acredita que é preciso intensificar ações de fiscalização e educação da população.

''As pessoas têm que entender que ninguém precisa pegar covid-19. É possível prevenir e a melhor forma para isso é usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social'', afirmou.

De acordo com informações registradas pelo consórcio de imprensa, obtidas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve um aumento de 16% no número de mortes causadas pela covid-19 na Paraíba, quando comparado com a média de 14 dias atrás.

Os boletins da SES também mostram um aumento na ocupação de leitos, principalmente no Sertão paraibano. De acordo com o boletim divulgado nessa quinta-feira (3) pela secretaria, 68% dos leitos de UTI adulto estão ocupados no Sertão, além de 57% dos leitos de enfermaria adulto.

Em Pombal, após perceber o avanço da doença, o prefeito decretou o fechamento de bares, restaurantes e parques de diversões, além de proibir a realização de eventos durante 15 dias. Para o secretário, a decisão foi acertada. ''O prefeito é a autoridade sanitária máxima de um município e, como médico sanitarista, eu digo que foi uma decisão acertada'', comentou Beltrammi.

A pressão nos hospitais levou o Governo do Estado a anunciar a abertura de mais 36 leitos para atender pacientes de covid-19, sendo seis deles no Hospital Regional de Patos, que atende a região do Sertão. Outros 15 leitos serão abertos em Campina Grande e mais 15 na Grande João Pessoa.

O secretário ressaltou, porém, que o poder público não é o único responsável por combater a doença, sendo necessária a colaboração da população. ''Melhor trocar o barzinho e a festa por permanecer saudável'', disse.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Com mortes por covid-19 aumentando na Paraíba, secretário Daniel Beltrammi destaca que doença é evitável Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco