Tecnologia do Blogger.
12.11.20

Secretário de Saúde da Paraíba recomenda uso de álcool nas mãos após toque nas urnas e consciência para evitar nova onda de Covid-19

 Nesse período a aglomeração de pessoas ocorre com frequência por causa das comemorações e expectativas da votação e apuração eleitoral.

Com o domingo (15) de votação no primeiro turno das Eleições Municipais 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou a necessidade do uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. Essas são as recomendações para a prevenção contra o novo coronavírus durante o pleito.

Nesse período a aglomeração de pessoas ocorre com frequência por causa das comemorações e expectativas da votação e apuração eleitoral. No Plano Novo Normal há algumas orientações para manter as flexibilizações gradativas e seguras das atividades no Estado, segundo dados obtidos pelo ClickPB.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, considera que esta será uma eleição atípica, em que a população terá que se adaptar e estar atenta à prevenção contra a Covid-19. "Há uma série de medidas de prevenção que podem ser feitas pelo eleitor, como ter disponível fácil nas mãos o documento com foto, ou no celular o aplicativo do e-título, respeitar a demarcação do distanciamento na fila, usar álcool em gel antes e depois da votação e levar a própria caneta para evitar o compartilhamento de objetos", reforça.

O protocolo das eleições 2020 prevê ainda outras recomendações para a população como manter o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas; evitar contato físico entre as pessoas; só permitir acesso ao local de votação/seção eleitoral o eleitor que fizer o uso obrigatório da máscara; não circular livremente pelas seções eleitorais; evitar que crianças e adolescentes com menos de 16 anos sejam levados às seções eleitorais.

Ainda segundo o secretário, as atitudes tomadas no domingo irão refletir diretamente na situação epidemiológica do vírus no estado. "Se as pessoas não tiverem cautela no domingo, haverá um aumento significativo nas contaminações por Covid-19 no Estado, lembrando que não são recomendados beijos, abraços e apertos de mão, o que é bem comum durante as comemorações pela vitória dos candidatos. É preciso ter responsabilidade para que a Paraíba não vivencie um aumento significativo de casos e consequentemente de ocupação de leitos nos meses de dezembro e janeiro."

As recomendações da SES abrangem ainda os locais de votação, a segurança pública e os candidatos. Todas as orientações estão disponíveis no site sobre o coronavírus.

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) emitiu uma nota de alerta dobre o crescimento nos casos de Covid-19 no estado. Na nota, o CRM-PB afirma que o aumento é preocupante.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Secretário de Saúde da Paraíba recomenda uso de álcool nas mãos após toque nas urnas e consciência para evitar nova onda de Covid-19 Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco