Tecnologia do Blogger.
22.7.20

Após morte cerebral, família autoriza primeira doação multi-órgãos de João Pessoa e terceira da Paraíba durante pandemia

Os familiares foram entrevistados pela equipe da Central Estadual de Transplante da Paraíba e autorizaram a doação dos seguintes órgãos: coração, rins e fígado.

A retirada dos órgãos ocorreu no bloco cirúrgico do Hospital de Trauma, com todo aparato de alta complexidade (pinças cirúrgicas, equipamentos cirúrgicos) disponível no hospital. (Foto: Walla Santos)
Quatro pacientes compatíveis receberam órgãos doados nesta quarta-feira (22), após autorização dos familiares de um paciente internado no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, cuja morte cerebral foi constatada na terça-feira (21). O homem de 34 anos estava internado há nove dias, devido a um traumatismo cranioencefálico grave com múltiplas contusões. O procedimento foi o primeiro caso de doação multi-órgãos em João Pessoa e o terceiro da Paraíba.
A morte cerebral foi confirmada às 16h15 desta terça-feira (21). Os familiares foram entrevistados pela equipe da Central Estadual de Transplante da Paraíba e autorizaram a doação dos seguintes órgãos: coração, rins e fígado.
Foram realizados exames para identificação de COVID-19, que é um protocolo Nacional, regido pela maior autarquia no país, que é o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), ligado ao Ministério da Saúde. O exame de RT-PCR para SARS-CoV-2 e sorologia IgM e IgG foram negativos. Com o resultado dos exames, o paciente passou a ser elegível para doação. Os exames do doador foram coletados e enviados para laboratório específico objetivando-se a realização de testes relacionados a compatibilidade com os receptores da Lista de Espera Nacional. 
No Estado da Paraíba, foram encontrados 4 (quatro) pacientes compatíveis com o doador. Desta forma, as equipes de transplantes de rins, fígado e coração foram acionadas, tal como uma “corrida contra o tempo”; foram realizados contatos com os receptores e seus familiares, com a boa notícia: “A vida vai continuar”. 
  • Coração: HNSN, masculino, 53 anos
  • Fígado: HNSN, masculino, 61 anos
  • Rim direito: HNSN, masculino, 34 anos
  • Rim esquerdo: HNSN, feminino, 48 anos
A retirada dos órgãos ocorreu no bloco cirúrgico do Hospital de Trauma, com todo aparato de alta complexidade (pinças cirúrgicas, equipamentos cirúrgicos) disponível no hospital. Os órgãos seguiram ao HNSN, com comboio pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), evitando-se qualquer tipo de atraso no seu intercurso, para que sejam implantados nos receptores. Todo o procedimento é gratuito, através de hospital privado habilitado pelo Ministério da Saúde, com um elevado rigor de credenciamento. 
No Estado da Paraíba, são realizados transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, rins) e tecidos (córnea, medula óssea). Apenas o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e Hospital Nossa Senhora das Neves estão, atualmente, habilitados para realização de transplantes de órgãos sólidos e medula óssea. Enquanto outros hospitais e clínicas podem realizar o transplante de córnea.

Por

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Após morte cerebral, família autoriza primeira doação multi-órgãos de João Pessoa e terceira da Paraíba durante pandemia Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco