Tecnologia do Blogger.
9.3.20

Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

É do conhecimento geral que o café dá vontade de ir ao banheiroMas foi até recentemente, que nós (meio que) descobrimos o porquê. Um vídeo da American Chemical Society, explica a reação biológica do café e o motivo pelo qual sua bebida favorita da manhã ajuda a fazer cocô. 

Por que o café dá vontade de ir ao banheiro

O café é ácido, o que faz com que o estômago secrete níveis elevados de ácido gástrico – um fluido que ajuda a quebrar as proteínas. Ele também contém ácido clorogênico, que ajuda o estômago a despejar alimentos no intestino. 
Como o vídeo explica: “Está provado que o café afeta o movimento do intestino grosso dentro de quatro minutos após a ingestão, semelhante à maneira que uma refeição grande faz”. Quando os alimentos chegam ao intestino, os cientistas acreditam que o café de alguma forma desencadeia um “chamado digestivo”. Isto é, aumentando os níveis de dois hormônios, gastrina e colecistocinina, que causam a liberação de enzimas digestivas e biliares e ativam o peristaltismo – as ondas de contração muscular que ajudam mover resíduos através e, finalmente, fora do corpo.
O que eles ainda não sabem é qual dos quase mil compostos do café é responsável por esse interessante efeito colateral – mas eles sabem que não é cafeína, pelo menos não por si só; caso contrário, as pessoas teriam experiências semelhantes ao beber refrigerante e bebidas energéticas (o que não fazem), mas não café descafeinado (o que fazem).

O que você bebe importa

Nem todo mundo é propenso a ir ao banheiro depois de tomar café. Mas o pesquisador Joseph Rivera, fundador da CoffeeChemistry.com e consultor científico do vídeo da ACS, diz que os efeitos do movimento do intestino são realmente universais.
“Os indivíduos variam significativamente, e a maioria de nós experimenta isso em menor grau”, diz ele. As pessoas que não precisam fazer o ‘número 2’ imediatamente após a xícara da manhã “talvez não estejam bebendo o suficiente – ou o tipo certo de café – para ter esse efeito”.
O tipo que provavelmente fará você correr para o banheiro? Café solúvel e cervejas baratas, que tendem a ser feitos com grãos de menor qualidade e com maiores concentrações de ácido clorogênico.

Antes do treino, o tempo é tudo

Então você deve tomar café – e depois ir ao banheiro – antes de uma corrida prolongada ou de um exercício intenso? Absolutamente, diz Rivera. Além de seu papel em ajudar a esvaziar o intestino, o café desencadeia outras reações fisiológicas ideais para o exercício.
“A cafeína tem um efeito termogênico ou causador de calor no nosso metabolismo e aumenta o gasto total de energia”, diz Rivera. “Isso também faz com que a liberação de ácidos graxos de cadeia curta seja liberada de nossas células, que entram na corrente sanguínea e as tornam disponíveis para uso”. Em outras palavras, torna mais fácil para o corpo queimar gordura – uma habilidade importante quando você esgotar todas as suas reservas de glicogênio durante o exercício aeróbico.
Mas lembre-se de que muita cafeína pode causar problemas estomacais, dificultando o foco durante e após o treino.
Portanto, se você precisar acelerar as coisas, tente este truque: “Comer uma maçã em conjunto com uma xícara de café deve, teoricamente, ajudar no movimento intestinal”, diz Rivera. A fruta contém uma alta concentração de ácido clorogênico, ele explica, e deve ter o efeito estimulante correto.
Outside
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro? Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco