Tecnologia do Blogger.
13.2.20

Inmet intensifica aviso e todas as regiões da Paraíba são incluídas em alertas de chuvas intensas

O primeiro tem validade das 8h10 desta quinta-feira até às 9h15 desta sexta-feira (14). Já o segundo é válido das 13h30 de hoje até às 9h20 de amanhã.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) intensificou um dos alertas de chuvas. Antes em cor amarela e agora em cor laranja, o aviso não é mais de 'perigo potencial', mas sim, classificado diretamente como 'perigo'. Um segundo comunicado, de cor amarela e informando perigo potencial, também foi emitido na tarde desta quinta-feira (13). Com os dois alertas, todas as regiões da Paraíba estão sob atenção.
O primeiro tem validade das 8h10 desta quinta-feira até às 9h15 desta sexta-feira (14). Já o segundo é válido das 13h30 de hoje até às 9h20 de amanhã.
No primeiro alerta o Inmet informou do risco de "chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas." Esse alerta vale para o Cariri, Seridó, Agreste, Brejo, Litoral e Mata da Paraíba.
"Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)", orientou o Inmet.
Já no segundo alerta estão incluídos o Cariri, Seridó e Sertão da Paraíba. Há perigo potencial e o informe do Inmet é de "chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas." A orientação é a mesma da alerta anterior, com exceção do ponto que fala dos eletrônicos, pois nesse segundo comunicado o Inmet pede apenas que se "evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada."

Primeiro alerta teve mudança do amarelo (perigo potencial) para a cor laranja (perigo). Imagem: Site do Inmet
Segundo alerta do Inmet emitido no dia 13 fala de perigo potencial para o Sertão, Cariri e Seridó da Paraíba. Imagem: Site do Inmet


ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Inmet intensifica aviso e todas as regiões da Paraíba são incluídas em alertas de chuvas intensas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco