Tecnologia do Blogger.
28.1.20

Chuvas na Paraíba elevam volumes de água de açudes monitorados por AESA


As chuvas caídas nesse início de ano no Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú paraibano , elevaram o nível de água de muitos dos 134 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Destaque para o reservatório Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, que tinha 70 milhões de metros cúbicos e agora está com 85 milhões, o que corresponde a pouco mais de 18% de sua capacidade. Em apenas 48 horas, a barragem de São Gonçalo, em Sousa, recebeu um aporte de 55 mil metros cúbicos; e Coremas, na cidade de mesmo nome, ganhou 181 mil metros cúbicos. Já o Açude Gurjão, saiu do dos 9% de sua capacidade para 50%, enquanto Acauã, pegou 700 mil metros cúbicos de água, entre outros.
As expectativas de chuvas para essas regiões continuam boas. De acordo com o diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, os açudes do Sertão também já começam a ter uma recarga satisfatória.
De janeiro a março de 2020 a tendência é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no semiárido paraibano. Esta previsão foi anunciada no mês passado, pela Aesa, depois que especialistas em recursos hídricos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte discutiram as principais características climáticas do setor Norte da região Nordeste.
SL
PB Agora
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Chuvas na Paraíba elevam volumes de água de açudes monitorados por AESA Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco