Sancel
22.11.19

Os riscos de usar seu notebook em cima do colo

Os notebooks costumam ser mais práticos do que os computadores, justamente devido à possibilidade de levá-los para outros lugares (como o emprego ou a faculdade), sem contar na diminuição considerável do uso de fios e a ausência total da necessidade de mantê-lo em cima de uma mesa fixa.
No entanto, o que muitas pessoas acabam negligenciando é um pequeno problema que ocorre quando usam o notebook em cima de seu colo: queimaduras que são causadas pelo calor, que já foram reportadas por diversos usuários. Os relatos levaram os médicos a iniciar pesquisas a fim de saber se, de fato, os notebooks podem causar danos à pele. A resposta foi positiva.

Uso do notebook em cima das pernas: possíveis danos à saúde

A principal causa de dano relacionada ao uso do notebook no colo consiste em lesões que são causadas à pele pelo calor (ou radiação infravermelha), também chamadas de “eritema ab igne”. Elas ocorrem quando o notebook é usado com temperaturas acima de 45ºC. Essas queimaduras podem causar atrofia, alterações na pigmentação da pele, ceratoses e, em casos mais extremos carcinoma de pele, também conhecido como câncer.
Usar notebook em cima do colo traz riscos à saude (Foto: Divulgação)Usar notebook em cima do colo traz riscos à saude (Foto: Divulgação)

Tratamentos disponíveis

No caso de danos causados pelo uso do notebook em cima das pernas, é necessário iniciar um tratamento no dermatologista para que eles não se tornem mais graves. Além disso, é importante utilizar protetor solar, afastar a pele do calor, e, na fase aguda, contar com cremes corticosteróides.
Para evitar problemas, o ideal é não utilizar o notebook no colo, ou usá-lo em conjunto com equipamentos de resfriamento, como uma ventoinha. O uso de barreiras para afastar a CPU da pele também podem ajudar a diminuir os riscos da exposição ao calor. Além de ajudar na saúde da pele, essas precauções podem contribuir para um melhor funcionamento de seu computador, uma vez que o superaquecimento pode causar problemas e diminuir seu desempenho.
Tratamentos para queimaduras incluem pomadas corticosteróides (Foto: Reprodução)Tratamentos para queimaduras incluem pomadas corticosteróides (Foto: Reprodução)

As fabricantes sabem que os notebooks superaquecem quando usados em cima das pernas?

As fabricantes de notebooks sabem que o uso do dispositivo em cima das pernas pode causar problemas tanto aos usuários quanto aos aparelhos, uma vez que, volta e meia, elas realizam recalls para consertar máquinas que aquecem mais do que deveriam. No entanto, não cabe a elas fazer mais do que consertar os produtos que superaquecem. Assim, é necessário que o usuário tome os devidos cuidados para evitar danos à sua saúde.
Imagem: ReproduçãoImagem: Reprodução

Como evitar o superaquecimento de seu notebook

Se, além de sua saúde, você também se preocupa com a qualidade de seu notebook, confira a seguir possíveis causas de superaquecimento, bem como maneiras de evitá-lo:

Superaquecimento por poeira

Caso você tenha comprado seu laptop há algum tempo, é bem provável que o aquecimento se dê por conta do excesso de poeira em sua parte interna. Por isso, vale abri-lo para realizar uma limpeza de tempos em tempos, evitando assim que ele esquente e cause danos caso você precise usá-lo em cima das pernas.
(Foto: Ponto Store Informática)(Foto: Ponto Store Informática)Mal funcionamento do cooler
Se o seu notebook está esquentando mais do que o normal, provavelmente o cooler não está operando na velocidade necessária para refrigerar a CPU do aparelho. Caso você suspeite que este seja o problema, use um aplicativo para verificação e procure um profissional.
Cooler (Foto: Divulgação)Cooler (Foto: Divulgação)

Passagem de ar

Seu notebook também pode esquentar demais quando não está sendo utilizado em cima de uma superfície que possibilite a passagem de ar. É exatamente isso que ocorre quando utilizamos o aparelho no colo. Prefira usá-lo sobre superfícies sólidas, como mesas de vidro e madeira. Caso necessário, adquira um cooler com conexão USB.
Notebook sobre a mesa (Foto: Reprodução/Freepik)Notebook sobre a mesa (Foto: Reprodução/Freepik)

Problemas na pasta térmica

O mal funcionamento da pasta térmica também pode causar superaquecimento em seu notebook, pois faz com que o processador esquente por não estar transmitindo calor como deveria. Para solucionar o problema, recorra à assistência técnica autorizada.
Pasta térmica (Foto: Victoria Thibes)Pasta térmica (Foto: Victoria Thibes)

Hardware

Outro problema que pode fazer com que seu notebook esquente, especialmente quando utilizado em cima de suas pernas, é o hardware. Quando isso ocorre, provavelmente ele está operando com uma tensão acima do normal. Aqui, também vale procurar um profissional.
Canaltech
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Os riscos de usar seu notebook em cima do colo Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco