Tecnologia do Blogger.
8.11.19

Agentes Comunitários de Saúde estão recadastrando usuários do SUS na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde lembra a população da importância de permitir o acesso do profissional às residências, além de repassar as informações solicitadas.

Agentes estão visitando casas de usuários do SUS (Foto: Secom-JP)
Seguindo a proposta do Ministério da Saúde dentro do novo modelo de financiamento da Atenção Primária, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão visitando as casas dos usuários da rede municipal de saúde para uma atualização cadastral. Por isso, a SMS lembra a população da importância de permitir o acesso do profissional às residências, além de repassar as informações solicitadas.
 
O cadastramento dos usuários é realizado por meio de visita domiciliar, realizada pelos ACS que preenchem a ficha do E-SUS, do Ministério da Saúde (MS) e, com a atualização ou inserção da informação no sistema, faz um mapa de planejamento e ações de saúde para cada território, com a finalidade de fundamentar para ampliar a qualidade no atendimento à população.
 
“A princípio, precisamos entender a dinâmica de cada território, atualizar o cadastro dos usuários da Atenção Primária e, a partir daí, conhecendo o perfil de cada região, conseguiremos também traçar estratégias de assistência para qualificar o cuidado ofertado à população”, explica o secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.
 
“O cadastro atualizado garante aos usuários acesso a todos os serviços de saúde da nossa rede pública, por isso é de suma importância que as pessoas recebem e dialoguem com nossos profissionais que são capacitados para esse serviço”, conclui o secretario de saúde.
 
Nesse cadastro são preenchidas informações sobre o domicilio visitado, além de um cadastro pessoal de cada pessoa que mora naquela residência com o histórico de saúde de cada indivíduo e número do cartão SUS.
 
“Estamos recadastrando famílias que já tinham cadastro e atualizando de acordo com a necessidade e cadastrando usuários que moram em áreas descobertas também. Por isso, é tão importante que as pessoas abram as portas para gente ou pelo menos venham até o lado de fora das casas para conversar conosco”, conta a Agente de Saúde, Mayara Pernambuco.
 
Um dos usuários que recebeu a visita do Agente de Saúde para o recadastramento foi Genildo Bezerra, 66, morador do bairro da Torre. Para ele, receber a visita do ACS é fundamental para o cuidado da sua saúde.
“A visita do agente de saúde é uma extensão do serviço e atendimento que recebo na unidade de saúde, é mais uma forma de cuidado com a minha saúde então tenho mais que receber em minha casa e sempre que necessário atualizar as informações que eles precisam, já que sempre que eu preciso tenho o apoio”
 
Para realizar esse cadastro os ACS e os Gerentes Saúde das USFs passaram por qualificações.
Fonte: ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Agentes Comunitários de Saúde estão recadastrando usuários do SUS na Capital Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco