A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, logo acima e no meio das duas clavículas. Por ser uma glândula endócrina, sua principal função é a criação de hormônios que controlam muitas das atividades que nosso corpo realiza todos os dias, como queima de gordura, batimentos cardíacos e outras funções relacionadas ao metabolismo.
Quando a tireoide é afetada, o corpo pode apresentar diversos problemas de saúde.
Doenças da tireoide
Existem duas doenças principais da tireoide: hipertireoidismo e hipotireoidismo, sendo a segunda a mais comum.
Entende-se como hipotireoidismo quando a produção do hormônio tireoidiano é insuficiente, o que causa mudanças repentinas de temperatura, pele seca, perda de cabelo e alterações de humor. Outro sintoma que pode ocorrer é a mudança de voz para um tom mais grave ou rouco, sem nenhuma outra razão aparente para isso (como uma infecção na garganta).
Além da rouquidão, outros sintomas comuns de hipotireoidismo, de acordo com os especialistas da Mayo Clinic, são:
- Constipação
- Perda de peso
- Pele seca
- Sensibilidade ao frio
- Fadiga
- Fraqueza muscular
- Insônia
- Batimento cardíaco lento
- Depressão
- Períodos menstruais irregulares
- Alto nível de colesterol
- Falta de apetite
- Inchaço da face
Pessoas com hipotireoidismo sofrem de deficiências de sódio e outros nutrientes, por isso é aconselhável ter uma dieta rica em legumes, nozes, cereais, frutos do mar, algas marinhas, sal iodado, couve-flor, nabos, rabanetes e outros alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
Se houver suspeita de doença da tireoide, é recomendável que a pessoa faça um ultrassom para saber se há nódulos na glândula. Nesse caso, é essencial determinar se não há células cancerígenas através de uma biópsia.
Vix
0 commentarios:
Postar um comentário