Tecnologia do Blogger.
16.10.19

Corpo de Bombeiros confirma 2 mortos em desabamento de prédio de Fortaleza

O Corpo de Bombeiros do Ceará confirmou a morte de duas pessoas no desabamento do edifício Andréa, no Dionísio Torres, bairro nobre de Fortaleza. A queda do prédio deixou ainda nove feridos e oito desaparecidos na manhã desta terça-feira, 15.
Na manhã desta terça, o Corpo de Bombeiros havia informado uma morte na tragédia, mas à noite o governo do Ceará voltou atrás e afirmou que ainda não havia a confirmação de óbitos. Após o desencontro de informações, no entanto, o comandante-geral da corporação, o coronel Eduardo Holanda, confirmou, em entrevista coletiva, o encontro do primeiro corpo.
A primeira vítima encontrada foi o vendedor Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, que estava em um mercado vizinho ao prédio residencial de sete andares e acabou sendo atingido pelo desmoronamento.
Na manhã desta quarta-feira, 16, mais um corpo foi encontrado. Segundo os bombeiros, a vítima é uma mulher e o local onde está o segundo corpo é de difícil acesso. A corporação informou que ainda não é possível utilizar máquinas pesadas e, por isso, não conseguiu resgatar o corpo, soterrado sob lajes.
A equipe está nos locais que os cães farejadores indicaram que possa haver possíveis vítimas. Eles ainda estão fazendo um trabalho de baixo impacto, evitando maquinário pesado porque isso poderia trazer instabilidade para o local.
O Edifício Andréa se localizava na esquina das Ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli. O prédio caiu por volta de 10h15.
As vítimas socorridas com vida que foram encaminhadas para unidades de saúde da rede pública passaram por cirurgia e estão em recuperação. O maior hospital de urgência da capital cearense, o Instituto Dr. José Frota (IJF), recebeu três pacientes.
Uma, com 72 anos, foi transferida para uma unidade particular a pedido da família, e as outras duas, com 60 e 53, passaram por cirurgia e se recuperam na unidade.
Na noite desta terça, o hospital realizou um quarto atendimento, de um voluntário da Cruz Vermelha que machucou o punho. Duas vítimas foram atendidas no Hospital Frotinha de Messejana, uma, de 35 anos, já recebeu alta e a outra, de 58, permanece internada.

Responsabilidade pelo desabamento

O Ministério Público do Ceará informou em nota que vai adotar todas as providências necessárias pra apurar as responsabilidades e evitar que casos como o do desabamento do Edifício Andréa voltem a ocorrer no Estado.
Integrantes dos Núcleos de Investigação Criminal e Atendimento às Vítimas da Violência estão no local para acompanhar as investigações do desabamento e prestar apoio às pessoas resgatadas. 
Além disso, uma força-tarefa com promotores das áreas do Meio Ambiente, Cidadania e de Políticas Urbanas e Fundiárias vai monitorar as ações junto aos diversos órgãos públicos para elaborar um levantamento da situação de outros prédios que estejam em situação irregular, levando risco à população.
O objetivo é acionar as autoridades competentes e prevenir ocorrências dessa natureza.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Emanuel Maia Mota, esclareceu que o edifício tinha ao menos 42 anos e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas anteriormente eram, na maioria, para manutenção de elevadores.
Estado obteve acesso à ART registrada na véspera do desabamento: o escopo cita apenas "recuperação das construções", sem especificar quais intervenções seriam feitas, e "pintura". 
Estadão

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Corpo de Bombeiros confirma 2 mortos em desabamento de prédio de Fortaleza Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco