Exercitar-se é fundamental para manter o bem-estar e envelhecer com mais tranquilidade. Mas focar apenas nas atividades físicas não basta: é preciso estar atento também à alimentação, para garantir que os benefícios sejam maiores e mais duradouros.
E cuidar dos dois aspectos simultaneamente, e com a mesma intensidade, torna mais fácil dar continuidade a uma boa rotina de exercícios e se atentar ao que vai ao prato, beneficiando ainda mais a qualidade de vida.
Alguns tipos de alimentos são fundamentais para assegurar tal equilíbrio. Conheça, a seguir, os quatro principais:
Carboidratos
Reservas de carboidratos no corpo, na forma de glicogênio, são uma fonte importante de energia tanto para os músculos quanto para o cérebro e o sistema nervoso - antes, durante e depois dos exercícios físicos. Em resumo, a função dos carboidratos na atividade física pode ser definida como combustível no pré, manutenção no durante e recuperação no pós.
Além disso, os carboidratos são versáteis e suportam tanto exercícios curtos e de alta intensidade (dando energia imediata) quanto os prolongados e de baixa intensidade (atendendo a uma demanda longa e em etapas). Por serem de rápida absorção e facilmente digeridos, normalmente são a primeira escolha para a alimentação complementar às atividades.
A melhor fonte de carboidratos para associar aos exercícios físicos é a batata, que tem alta concentração do nutriente e é reforçada com potássio, vitaminas do complexo B, fibras e vitamina C. Outros alimentos que fornecem boa quantidade de glicogênio são pães integrais, arroz e melancia.
Minha Vida
0 commentarios:
Postar um comentário