Tecnologia do Blogger.
12.9.19

Menstruação atrasada pode ser culpa da academia e é preciso ter muito cuidado

Um atraso na menstruação nem sempre está relacionado a uma possível gravidez. Existem vários fatores que podem provocar alterações no ciclo e um deles é o excesso de exercícios. Ou seja, apesar de trazer vários benefícios à saúde, suas idas à academia, quando exageradas, podem gerar o efeito oposto e provocar uma verdadeira bagunça hormonal.

Excesso de exercício afeta a menstruação

Katja El Sol Cemazar/Shutterstock© Katja El Sol Cemazar/Shutterstock Katja El Sol Cemazar/Shutterstock
Quando a mulher pratica exercícios físicos em excesso, o organismo começa a produzir alguns hormônios que podem atrapalhar a ovulação, explica o médico Georges Fassolas, ginecologista e especialista em reprodução humana da clínica Vivitá.
De acordo com o profissional, a atividade física exagerada e por longos períodos pode levar à queima do estoque de gordura do corpo. Com isso, a mulher passa a ter alterações metabólicas e hormonais que podem interferir na secreção dos hormônios responsáveis pela estimulação dos ovários.
Gorodenkoff/shutterstock© Gorodenkoff/shutterstock Gorodenkoff/shutterstock
Além disso, quando praticamos exercícios físicos em excesso, nosso corpo libera muita endorfina, que resulta em uma diminuição dos hormônios responsáveis pela ovulação feminina.
O médico afirma que praticar atividades físicas em excesso pode levar a mulher a não menstruar ou ter ciclos menstruais irregulares que caracterizam a não ovulação. As alterações hormonais podem bloquear a ovulação e resultar em períodos de ausência de menstruação, afetando até a fertilidade.
Por Dean Drobot/Shutterstock© Por Dean Drobot/Shutterstock Por Dean Drobot/Shutterstock
O problema, no entanto, pode ser facilmente administrado: ao se exercitar normalmente, sem exageros, com acompanhamento médico e uma boa alimentação, os ciclos e a ovulação voltam a se normalizar, diz o ginecologista.
A dica do especialista é manter uma rotina de atividades físicas moderadas aliadas a uma boa alimentação. É preciso ainda prestar atenção ao emagrecimento: se ele for muito rápido e intenso, pode gerar um estresse para o corpo e também comprometer o bom funcionamento hormonal.
astarot/Shutterstock© astarot/Shutterstock astarot/Shutterstock

vix

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Menstruação atrasada pode ser culpa da academia e é preciso ter muito cuidado Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco