Tecnologia do Blogger.
14.8.19

Respirar corretamente relaxa e sincroniza áreas do cérebro: ciência aponta benefícios

Por se tratar de um processo mecânico e natural, nem sempre prestamos atenção à forma como respiramos. Portanto, raramente pensamos sobre o ato ou entendemos que inalar e soltar o ar de forma equivocada pode nos deixar doente.

Respirar mal causa ansiedade e estresse

Quando você está tenso, nervoso ou estressado geralmente ouve o mesmo conselho: respire fundo. A sugestão pode soar banal, mas tem fundamento científico.
Diversos estudos apontam que hábito de inalar e soltar o ar de maneira muito rápida, pode piorar a ansiedade e a tensão do corpo e resultar em estresse, que reflete em diversos problemas de saúde.
fizkes/Shutterstock© fizkes/Shutterstock fizkes/Shutterstock
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, EUA, respirar lentamente ajuda a acalmar o cérebro. Os cientistas descobriram que a respiração tranquila promove relaxamento e reduz a ansiedade porque, no cérebro, há um grupo específico de neurônios que responde à respiração e envia ao órgão sinais que regulam estados de grande excitação.
Thatchai Wanitchakun/Shutterstock© Thatchai Wanitchakun/Shutterstock Thatchai Wanitchakun/Shutterstock
Um outro estudo, do Hospital Universitário NorthShore, em Long Island, aponta que a consciência e o controle da respiração sincronizam a atividade de certas áreas do cérebro, o que pode levar a um maior consciência emocional, relaxamento e concentração.
AXL/Shutterstock© AXL/Shutterstock AXL/Shutterstock
Respirar corretamente, inalando e soltando o ar lentamente, ainda pode trazer benefícios para pessoas que sofrem de ansiedade e até mesmo depressão, segundo um experimento conduzido pelo Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.
Um exercício de respiração de apenas 30 minutos por dia já seria suficiente para reduzir os sintomas das doenças.
Antonio Guillem/ShutterStock© Antonio Guillem/ShutterStock Antonio Guillem/ShutterStock
Por fim, saiba que respirar bem ainda favorece o sono que, consequentemente, desempenha papel fundamental para a saúde física e mental.
De acordo com um estudo da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.
VIX
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Respirar corretamente relaxa e sincroniza áreas do cérebro: ciência aponta benefícios Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco