Tecnologia do Blogger.
4.7.19

Vulcão entra em erupção na ilha de Stromboli e mata uma pessoa

Serviços de resgate disseram que a erupção desencadeou incêndios do lado ocidental da pequena ilha do Mediterrâneo

Reuters
Vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção ontem (3), lançando lava em uma forte explosão, matando uma pessoa e envolvendo o popular destino turístico em fumaça e cinzas, disse o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).
Serviços de resgate disseram que a erupção desencadeou incêndios do lado ocidental da pequena ilha do Mediterrâneo, situada ao norte da Sicília. Bombeiros de localidades próximas foram convocados, e um avião entrou em ação.
O turista que morreu foi atingido por pedras durante uma caminhada, de acordo com um agente de resgate. Uma segunda pessoa ficou ferida.
"Vimos a explosão do hotel. Houve um barulho alto", disse Michela Favorito, que trabalha em um hotel próximo de Fico Grande, do lado leste da ilha. "Tapamos os ouvidos, e depois disso uma nuvem de cinzas caiu sobre nós. O céu todo está cheio de cinzas, uma nuvem bem grande", disse ela à Reuters. Fiona Carter, turista britânica presente na ilha de Panarea, a cerca de 27 quilômetros de Stromboli, também ouviu o estrondo. "Viramos e vimos uma nuvem vindo de Stromboli. Todos ficaram chocados. Depois uma lava incandescente começou a descer pela montanha na direção do pequeno vilarejo de Ginostra", disse ela.
"A nuvem aumentou, branca e cinza. Ela envolveu Ginostra, e agora cobriu Stromboli totalmente. Vários barcos partiram para Stromboli", acrescentou. É comum turistas escalarem o pico de 924 metros do vulcão e observar sua cratera, de onde pequenas rajadas de rocha derretida irrompem com frequência. Não ficou claro se havia alguém na cratera no momento da explosão mais recente.
Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932.

Com informações da Agência Brasil
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Vulcão entra em erupção na ilha de Stromboli e mata uma pessoa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco