Tecnologia do Blogger.
22.7.19

Adenomiose, a doença que é confundida com 'simples cólicas'

Só de sentir o prenuncio da menstruação muitas mulheres já começam a ficar tensas. Não tanto pelo sangramento em si, mas pelas cólicas que o anunciam.
A cólica é um mal-estar comum na maioria das mulheres, mas destruindo o mito popular, não é incapacitante, desde que você não a confunda com adenomiose. Uma doença que, segundo o instituto médico da Mayo Clinic, ocorre quando o tecido, que normalmente cobre o útero, se desenvolve na parede muscular desse órgão.
Lightspring/Shutterstock© Lightspring/Shutterstock Lightspring/Shutterstock
A peculiaridade da adenomiose é que o tecido continua a desempenhar suas funções normalmente: ele engrossa, degrada e produz sangramento durante cada ciclo menstrual, com a diferença de que o útero aumenta de tamanho e a menstruação torna-se mais abundantes e dolorosa.

Adenomiose: como saber se tenho?

Embora o ginecologista seja o único capaz de diagnosticar, existem sintomas que podem ajudá-la a descobrir se o seu problema é a adenomiose, aqui o mais significativo:
  • Severa cãibra ou dor pélvica semelhante a uma facada
  • Dor pélvica crônica
  • Sensibilidade ou pressão no baixo ventre
July Prokopiv vía Shutterstock© July Prokopiv vía Shutterstock July Prokopiv vía Shutterstock

Causas da adenomiose

Como em muitas doenças, suas causas não são completamente conhecidas, mas existem fatores que possivelmente desencadeiam o problema, o instituto da Clínica Mayo aponta o seguinte:
1. Inflamação uterina relacionada ao parto. Inflamação do revestimento uterino durante o período pós-parto pode causar uma quebra no limite normal das células.
2. Desenvolvimento. Acredita-se que a adenomiose pode surgir do tecido endometrial que é depositado no útero quando é formado no feto.
3. Crescimento de tecido invasivo. Incisões uterinas feitas durante uma cesariana ou outra operação podem causar uma invasão direta das células endometriais.
Africa Studio/Shutterstock© Africa Studio/Shutterstock Africa Studio/Shutterstock
Alguns tratamentos médicos que você pode encontrar são: medicamentos anti-inflamatórios, pílulas anticoncepcionais combinadas, anel vaginal e histerectomia (o útero é removido), mas isso ocorre apenas em casos extremos.
VIX
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Adenomiose, a doença que é confundida com 'simples cólicas' Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco