Tecnologia do Blogger.
16.4.19

Antes do incêndio: a beleza da Catedral de Notre-Dame

Saiba ainda porque esse monumento é tão importante para a França!

As vésperas da Páscoa, o mundo ficou consternado ao ver a famosa Catedral de Notre-Dame, em Paris, arder em chamas. O fogo do incêndio queimou partes da igreja de 856 anos e também da história francesa. As imagens das labaredas e da destruição chocaram as pessoas, especialmente as que tinham planos de um dia conhecer o monumento, que foi reconhecido como Patrimônio da UNESCO.

Na galeria, veja a beleza da Catedral de Notre-Dame em toda a sua glória e saiba porque essa obra-prima da arquitetura é tão importante para a França!

Antes do incêndio: a beleza da Catedral de Notre-Dame - Às vésperas da Páscoa, o mundo ficou consternado ao ver a famosa Catedral de Notre-Dame, em Paris, arder em chamas. O fogo do incêndio queimou partes da igreja de 856 anos e também da história francesa. As imagens das labaredas e da destruição chocaram as pessoas, especialmente as que tinham planos de um dia conhecer o monumento, que foi reconhecido como Patrimônio da UNESCO. Na galeria, veja a beleza da Catedral de Notre-Dame em toda a sua glória e saiba porque essa obra-prima da arquitetura é tão importante para a França!

O depois... - Cerca de 400 bombeiros trabalharam incansavelmente para apagar o incêndio, que durou mais de nove horas.

Uma multidão se reuniu para ver as chamas - Os parisienses cantavam hinos religiosos, enquanto assistiam a um dos marcos de sua cidade queimar, junto com sua história.

Como aconteceu? - O incêndio foi considerado um acidente. Porém, muitos especulam que uma vez que a catedral estava sendo renovada, a construção pode ter deflagrado alguma chama, tendo assim começado o fogo.

A estrutura está a salvo - Embora o telhado tenha desabado, a estrutura da catedral supostamente permanece intacta, e as principais obras de arte resgatadas foram colocadas em algum lugar seguro.

Não é a primeira vez que a catedral sofre danos - Não é a primeira vez que essa obra-prima da arquitetura sofreu incidentes. De acordo com a CNN, a Catedral de Notre-Dame foi gravemente danificada durante a Revolução Francesa, e foi restaurada pelo arquiteto Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc no século XIX.

Enraizado na história francesa - O processo de restauração foi acelerado com o sucesso do romance 'O Corcunda de Notre-Dame', de Victor Hugo, lançado em 1831.

Uma obra-prima - A catedral é um dos maiores marcos da arquitetura franco-gótica.

Moldura de madeira do século XII - As vigas de madeira da catedral datam de árvores do século XII, todas agora perdidas.

Quase dois séculos para ser concluída - A magnífica catedral levou 182 anos para ser construída. A construção iniciou em 1163, durante o reinado de Luís VII e terminou em 1345.

Uma atração turística e religiosa - A catedral atraía cerca de 12 milhões de visitantes e peregrinos por ano.   O impressionante edifício tinha capacidade para receber mais de seis mil fiéis.

Alguns vitrais não resistiram ao fogo - Notre-Dame é conhecida por seus vitrais, que são motivo de orgulho. No site da catedral diz que suas três janelas em formato de rosa 'constituem uma das grandes obras-primas do cristianismo'. (Foto por Stephanie LeBlanc de Unsplash)

Casamento entre arte e religião - No projeto original, cada janela nesta linha inferior representa um profeta diferente.

Rosa do Norte - A janela da Rosa do Norte, cujo tema principal é o Antigo Testamento, data de 1250 e tem impressionantes 12,9 metros de diâmetro.

Humanidade em seu esplendor - As torres da catedral, pináculo, arcobotantes e vitrais representavam a capacidade da humanidade de trabalhar em conjunto e criar algo surpreendentemente belo.

Um toque moderno? - O pináculo central da catedral foi supostamente adicionado durante a restauração de Notre-Dame no século XIX.

Sediou eventos históricos - A cerimônia em que Henrique VI da Inglaterra se tornava Rei da França foi realizada em Notre-Dame em 1431. Foi lá também que Napoleão Bonaparte foi coroado imperador em 1804.

Sediou eventos históricos - Joana d'Arc, que foi queimada séculos antes, foi beatificada na catedral pelo Papa Pio X em 1909.

Construção que atravessou gerações - A catedral sobreviveu à Revolução Francesa, à Comuna de Paris, duas Guerras Mundiais e aos planos de demolição do ditador alemão Adolf Hitler em 1944.

Uma fachada gloriosa! - A fachada da catedral é decorada com  esculturas de pedra, com destaque para o entorno do portal central, que é ladeado por estátuas que representam 'O Juízo Final'.

Patrimônio da UNESCO - Em 1991, a Catedral de Notre-Dame foi adicionada à Lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO de monumentos culturalmente importantes. (Foto por Daniele D'Andreti de Unsplash)

Catástrofe na Semana Santa - A tragédia ganhou contornos ainda mais dramáticos às vésperas da Páscoa. A catedral não sediará as tradicionais missas da Semana Santa.

Mobilização - O presidente da França, Emmanuel Macron, disse ao povo que, juntos, eles reconstruirão o monumento histórico e milhões de dólares já estão comprometidos para Notre-Dame.

Mais um capítulo de uma história... - Este incêndio é mais um evento histórico que será adicionado ao conto da Catedral de Notre-Dame. E será um novo capítulo da história das pessoas que se uniram em prol do espírito da humanidade. Leia também: Supreenda-se com as igrejas mais incomuns do mundo! (Foto por Maxime Naillon de Unsplash)

Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Antes do incêndio: a beleza da Catedral de Notre-Dame Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco