![]() |
Foto: Ascom/MPT-PI
|
Por dia, pelo menos oito trabalhadores no País perdem a vida em acidentes de trabalho. Entre 2012 e 2018, foram 17 mil vítimas fatais no Brasil (sendo pelo menos 141 na Paraíba). A taxa de mortalidade é de seis ocorrências a cada 100 mil trabalhadores empregados no mercado de trabalho formal, situando-se acima da média dos países das Américas. Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, ferramenta do MPT e da OIT.
Na Paraíba, Acidentes afastam 17 mil
Na Paraíba, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais afastaram 17,5 mil paraibanos das suas atividades, entre 2012 e 2018, segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho. Desses, quase 2 mil trabalhadores foram afastados só no ano passado. Esses afastamentos previdenciários geraram um prejuízo total de R$ 150 milhões aos cofres públicos, ao longo desse período.
Trabalhadores do setor de saúde têm a maior quantidade de ocorrências registradas (10% dos casos), sobretudo em relação a profissionais de enfermagem e limpeza. Já do ponto de vista das ocupações, os registros predominam entre alimentadores de linha de produção (5,5%), técnicos de enfermagem (5%), faxineiros (3,2%), serventes de obras (2,8%) e motoristas de caminhão (2,4%).
Na Paraíba, profissionais da área de saúde participaram, na última terça-feira, de uma capacitação, sobre a NR 32 (Norma Regulamentadora): Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. O evento foi realizado no Hospital de Trauma da cidade de Campina Grande, com a participação de especialistas e do procurador do MPT-PB Raulino Maracajá.
Para lembrar essa “legião” de vítimas, eventos irão ocorrer neste domingo (28) em várias cidades brasileiras, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Em João Pessoa, acontecerá um Passeio Ciclístico do Abril Verde pelo terceiro ano consecutivo.
Cerca de 20 mil acidentes de trabalho foram registrados na Paraíba desde 2012 até hoje, segundo dados do Observatório de saúde e Segurança do Trabalho.
Campanha
Segundo o procurador do MPT-PB Raulino Maracajá, este ano pelo menos 21 municípios da Paraíba se engajaram no ‘Abril Verde’, que alerta para a prevenção da saúde e da segurança no trabalho. A OIT instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
“Em relação aos anos anteriores, o movimento subiu de patamar e hoje pode-se dizer que é reconhecido pela sociedade. A divulgação nas mídias, os eventos realizados, os órgãos parceiros contribuíram para engrandecer o Abril Verde”, avaliou, ressaltando que a prevenção deve continuar o ano inteiro.
Neste domingo, um passei ciclístico será realizado na Orla da Capital. A concentração será às 6h no Busto de Tamandaré, com largada às 7h em direção ao Mag Shopping, em Manaíra, Orla Marítima da Capital. O evento é realizado pela Associação Paraibana de Engenheiros Ambientais (Apeamb), em parceria com diversos órgãos e apoio do MPT. Os 200 primeiros inscritos ganharão a camisa. Para participar, basta doar dois quilos de alimentos, que serão revertidos para uma instituição da cidade.
Portal WSCOM





0 commentarios:
Postar um comentário