Sancel
11.3.19

Idosos precisam de cuidados para lidar com altas temperaturas

Alguns cuidados devem ser observados para evitar transtornos nos idosos. Um deles é manter o corpo hidratado e protegido das variações de temperatura

Calor pode causar problemas se não for administrado (Foto: Assuero Lima/Jornal CORREIO/Ilustração)
Considerada uma aliada para estimular a produção de vitamina D no corpo humano, a exposição ao sol deve ser feita com moderação, principalmente pelos idosos. Aliás, além do desconforto, as altas temperaturas podem trazer até problemas de saúde para a turma da terceira idade.
    De acordo com a geriatra Maristé Mendes, alguns cuidados devem ser observados para evitar transtornos. Um deles é manter o corpo hidratado e protegido das variações de temperatura.
    Segundo Maristé, é muito importante que o idoso se exponha ao sol, mas em horário adequado. “Em épocas quentes, como a que estamos vivendo, o idoso deve fazer uso de roupas leves, evitar casacos pesados, mas o mais importante é beber água”, disse.
    Ela disse que alguns idosos não gostam de beber água ou até mesmo esquecem, mas alertou para a necessidade de ingestão de uma média de sete copos de líquido por dia, podendo ser água, suco ou chá.

    Altas temperaturas podem causar insolação

    Maristé Mendes explicou que a exposição a altas temperaturas pode provocar insolação. E em casos de mudanças bruscas, o idoso fica mais vulnerável a ocorrência de choques térmicos. “Se tivermos uma mudança brusca, em temperaturas extremas, pode ocorrer até um choque térmico. Por isso, o recomendado é evitar sair de um local muito quente e depois ir para um muito frio, ou vice-versa”, observou.

    Alimentação também requer cuidados

    A geriatra também alertou para a importância de o idoso ter uma alimentação saudável, e em horários adequados. Ela disse que alimentos considerados ‘pesados’, ou seja, de difícil digestão, devem ser evitados.

    Uso do ventilador

    Para fugir do calor, a médica disse que o uso de ventiladores e ar-condicionado é permitido, desde que o ambiente e os equipamentos estejam limpos. “O ventilador pode ser usado, caso o ambiente seja estéril. Já o ar-condicionado é mais indicado, agora de forma moderada, pois abaixo dos 25ºC é temerário”, afirmou.
    Fonte: Portal Correio
    • Comentar com o Gmail
    • Comentar com o Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Idosos precisam de cuidados para lidar com altas temperaturas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco