Tecnologia do Blogger.
2.1.19

Samu de João Pessoa atendeu mais de 36 mil ocorrências em 2018

1% do total de ocorrências são de acidentes de trânsito

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa atendeu 36,4 mil ocorrências no período de janeiro até novembro de 2018, o que corresponde a uma média de 3,3 mil atendimentos ao mês. Os dados são referentes às chamadas que geram ocorrência com envio de unidades móveis (31 mil) e aquelas que são concluídas apenas com orientação (5,4 mil).
Entre os principais motivos das ocorrências abertas pela Central de Regulação, estão os acidentes de trânsito, os casos neurológicos e os psiquiátricos. De janeiro até novembro deste ano, foram registrados 7.869 acidentes de trânsito, ou seja, 21% do total de ocorrências. Já os casos neurológicos (4.253) como AVC, convulsão e síncope representam 11% das ocorrências, enquanto os casos psiquiátricos (3.616) correspondem a quase 10% do total.
De acordo com a diretora geral do Samu, Erika Rivenna, a qualificação no atendimento à população tem possibilitado diminuir o número de envio de unidade móvel ao local de ocorrência. “Quando alguém liga para o número 192, é realizada a classificação de risco pelo médico, que avalia a necessidade do envio de motolância, com técnico de enfermagem, de unidade de saúde básica, com enfermeiro e condutor socorrista, ou de unidade de saúde avançada, com médico, enfermeiro e condutor”, explicou.
Também foram registrados casos de quedas (3.329); cardiológicos (2.971), mal estar (1.832), respiratórios (1.738), violências (1.470), obstétricos (1.253), pediátricos (631) e ortopédicos (433), entre outros.
A estrutura do Samu Regional conta com um total de 15 unidades de atendimento móvel de urgência, incluindo ambulâncias para João Pessoa e região metropolitana. Para a capital, são sete unidades de saúde básicas (USB) e quatro unidades de saúde avançadas (USA). Os municípios de Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita possuem uma unidade cada.
A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica para 60 municípios da primeira macrorregião do Estado da Paraíba.
O serviço funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão.

Portalt5
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Samu de João Pessoa atendeu mais de 36 mil ocorrências em 2018 Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco